ALICERCES PARA A VIDA

Compartilhe:

 

Não é preciso ser pedreiro para saber que uma construção, bem edificada, precisa de bom alicerce. Caso contrário é perda de material, serviço e dinheiro.

A vida é como uma construção, e nada é tão importante e necessário na vida do que um bom alicerce; um fundamento; uma estrutura. Porque uma vida sem base sólida não suporta situações difíceis e inesperadas. Sem um bom alicerce a vida não suporta apertos e dificuldades. Vive inseguro e sem rumo quem pendurou sua vida na sorte, nos momentos ou no imediatismo.

A vida só está bem edificada sobre fortes convicções.

O alicerce da Fé (Cl 1,21-23). A fé, antes de ser um compromisso de uma pessoa, é um dom de Deus e, como tal, funciona através da graça de Deus e dos esforços humanos. A fé é um alicerce para a vida. Sendo assim, a vida sem fé não tem sentido, como diz a Palavra de Deus.

“Com a morte que Cristo sofreu em seu corpo mortal, Deus reconciliou vocês, para torná-los santos, sem mancha e sem reprovação diante dele. Isso tudo, sob a condição de que vocês permaneçam alicerçados e firmes na fé, sem se deixarem afastar da esperança no Evangelho que vocês ouviram, e que foi anunciado a toda criatura que vive debaixo do céu”

O Alicerce da Família (Ef 5,21-6,4). A primeira e mais importante experiência de relacionamento interpessoal é a família. É ali que as pessoas interagem de maneira total, por uma convivência de proximidade, intensamente afetiva. A família é um alicerce para a vida. Não é possível viver, de maneira saudável e equilibrada, sem família. As pessoas precisam de família porque este é o ninho da vida.

“Sejam submissos uns aos outros no temor a Cristo. Mulheres, sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor. Maridos, amem suas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela; Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Pais, não dêem aos filhos motivo de revolta contra vocês; criem os filhos, educando-os e corrigindo-os como quer o Senhor.”

O Alicerce da Amizade (Eclo 6,8-17). Assim como as relações familiares, a relação de amizade constitui um dos núcleos mais importantes da vida de todos nós. Amizade é uma necessidade porque é suporte de vida. Infeliz de quem não tem amizade. A amizade é um alicerce para a vida. Ninguém vive sozinho neste mundo!

“Existe amigo que é companheiro de mesa, mas que não será fiel quando você estiver na pior. Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável. Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem ao Senhor o encontrarão.”

O Alicerce dos Valores Morais (Ef 4,22-32). Assim com a luz clareia o caminho no meio da noite, permitindo dar passos, assim são os valores: são enormes luzeiros plantados no coração e na consciência de cada um de nós. Através dos valores morais, iluminamos nossa conduta. Os valores morais são alicerce para a vida, precisam ser aprendidos e cultivados porque a vida sem lei é um desatino. Sem valores morais não há disciplina na vida.

“Vocês devem deixar de viver como viviam antes, como homem velho que se corrompe com paixões enganadoras. É preciso que vocês se renovem pela transformação espiritual da inteligência, e se revistam do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade.”

O Alicerce da Humanidade (Eclo 14,5-18). Somos humanos! Esta é uma afirmação que tem consequências graves para a vida de todos nós, porque nos coloca frente a frente com limitações e grandezas; forças e fraquezas; finitude e eternidade… Saber-se humano é saber-se em busca, em luta, em crescimento, em avanço, em evolução… Nós não somos anjos e nem máquinas, somos gente.

“Quem é mau para si mesmo, com quem será bom? Ninguém é pior do que aquele que maltrata a si mesmo. Meu filho, trate-se bem na medida do possível, e apresente ao Senhor as ofertas que deve a ele. Não se prive de um dia feliz, nem deixe escapar um desejo legítimo. Dê e receba, e divirta-se, porque no mundo dos mortos não existe alegria. Todo corpo envelhece como roupa, porque a morte é uma lei eterna.”

Não deixe a sua vida sem alicerces!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

A AMIZADE DE DEUS

  Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, libertou em seguida os que lhe estavam submissos,

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts