Alepi homenageia Bispo de Oeiras Dom Edilson Nobre com título de cidadania piauiense

Foto: reprodução Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na manhã desta segunda-feira (15), entregou o título de cidadão piauiense ao bispo Dom Edilson Soares Nobre, natural da cidade de Touros, no Rio Grande do Norte. Foi nomeado bispo da Diocese de Oeiras em 2017 e ocupava, antes, o cargo de Vigário Geral da Arquidiocese de Natal. A proposição é do deputado Henrique Pires (MDB).

O deputado Henrique Pires afirmou que Dom Edilson veio para engrandecer o Piauí. “Dom Edilson é nobre não só no nome, mas também em suas ações, e nas suas lutas pela redução das desigualdades em toda aquela região de Oeiras, uma terra muito querida. Eu levei diversos convênios para aquela região quando fui presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e também ouvi várias pessoas falando do grande trabalho sacerdotal realizado por nosso bispo”, destacou.

Dom Edilson, em seu discurso, disse que se sente piauiense e muito honrado por receber o título pelo reconhecimento de seu trabalho realizado. “Essa proximidade foi sendo realizada dentro de um processo, entrando na vida das pessoas, conhecendo mais de perto a realidade do Piauí, as boas experiências e os desafios também. Quando a gente chega pra abraçar uma missão não devemos somente procurar as coisas boas, a gente procura saber quais são os desafios também e se envolver na transformação desses desafios”, declarou.

Disse ainda que se sente piauiense para se associar às pessoas que pensam no bem desse estado. “Agora eu sou cidadão e quando utilizamos essa palavra, estamos dizendo que essa pessoa está sendo chamada para assumir uma responsabilidade para com este estado para fazer com que se torne cada vez melhor”, afirmou Dom Edilson.

O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, esteve prestigiando a sessão solene e disse que “há seis anos eu tive a alegria de tê-lo como sucessor na arquidiocese de Oeiras e ele chegou aqui pra valer. Posso dizer que o ser piauiense precede a existência do título, que é na verdade um verdadeiro reconhecimento, e a gente pode testemunhar isso escutando o povo de Oeiras e do Piauí. Nós, como bispos, exercemos a função de uma regional e Dom Edilson tem esse reconhecimento, o homem da comunicação e, sobretudo, um irmão que abriu o coração para ser fraterno e colaborar com o estado do Piauí”.

Estiveram presentes no evento autoridades da igreja, deputados, o Arcebispo da Arquidiocese de Teresina, Defensoria do Estado, o ex-deputado Mauro Tapety, amigos e familiares do homenageado.

Alepi

FONTE:  https://www.folhadeoeiras.com/noticia/8117-alepi-homenageia-bispo-de-oeiras-dom-edilson-nobre-com-titulo-de-cidadania-piauiense