Ação litúrgica da Paixão e Morte de Jesus Cristo é realizada na Igreja Catedral de Oeiras

A comunidade católica participou através das  mídias sociais, da celebração da Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus na Igreja Catedral Nossa Senhora da Vitória, nesta sexta-feira Santa, 10/04/2020, às 17h . A cerimônia constituída de três momentos: Liturgia da Palavra, Rito da Comunhão e Adoração da Cruz foi presidida pelo bispo de Oeiras, Dom Edilson Nobre e concelebrada pelos padres Possidônio Barbosa, Jonh Elves (pároco e vigário da Catedral), e seminaristas maiores. Na assembleia, somente as equipes de comunicação e liturgia. Centenas fieis participaram deste ato de fé e devoção por meio das redes sociais.

A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. A Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário.  Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado. Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da Santa Cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade.

Em sua reflexão, Dom Edilson Nobre falou que “Jesus se entregou para nos salvar, que foi ferido por causa dos nossos pecados, demonstrando assim o amor mais profundo e incondicional que existe, por isso a Cruz é o sinal da nossa salvação; finalizou pedindo aos internautas para repetir ‘por isso permaneçamos firmes na fé que professamos”.

Por conta da  pandemia, neste ano, foi omitido o beijo da Santa Cruz e para evitar aglomeração não aconteceu os atos paralitúrgicos, como o Sermão do Descimento da Cruz, a encenação da descida do corpo de Jesus da Cruz por homens representando os apóstolos e a procissão com as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores.  Após a Ação litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, no interior da Igreja Catedral,  a personagem Verônica ( Maria Beú) entoou o canto de lamento, concluindo assim, mais um momento forte da Semana Santa de Oeiras.

Este ano, a vivência desse momento está diferente: cada fiel, em casa, com sua família. A adaptação se faz necessária por causa do avanço da pandemia do novo coronavírus que aflige o mundo. Por isso somos convidados a ficar em casa e participar, ao vivo, através das redes sociais, acessando  @pascomoeiras; @paroquiadavitoriaoeiras; facebook.com/paroquiadavitoriaoeiras.

Fotos: Pascom Diocesana / Paróquia Nossa Senhora da Vitoria