Teve início nesta quinta, 24, o 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores. O evento é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB e deve reunir, em Aparecida (SP), cerca de mil pessoas interessadas em articular, animar e motivar a Pascom da Igreja no Brasil, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias.
Conhecido por sua forte presença nas redes sociais e dedicação à ciberteologia, Pe. Antonio Spadaro foi o responsável pela conferência de abertura, que debateu o tema proposto pelo encontro: Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na cultura digital. Spadaro pertence à Companhia dos Jesuítas, é doutor em teologia e mestre em Comunicação Social, além de diretor da revista “Civilitá Católica” e autor dos livros “Ciberteologia” e “Web 2.0”. “Somos atingidos pela tecnologia. Portanto, internet significa que estamos conectados trocando experiências e vivências. A internet é um ambiente de evangelização”, disse Spadaro em sua palestra na abertura do evento.
Para o jornalista Pedro Júnior, coordenador da Pascom, o encontro representa uma oportunidade de formação e ponto de reflexão, dentro dos desafios na ação pastoral da Pascom Brasil, no intuito de fortalecer, enquanto Igreja, a ação da Pascom nos regionais, na diocese e em cada paróquia. “A nossa missão é anunciar Jesus, utilizando as ferramentas midiáticas necessárias para diminuir as distâncias e promover a cultura do encontro, encarando os desafios e possibilidades que o mundo contemporâneo nos oferece”, disse Pedro Júnior.
O evento conta com a participação de bispos, presbíteros, religiosos, leigos comprometidos com a comunicação e jornalistas, bem como palestrantes internacionais como o Prof. Dr. Pe. Antônio Spadaro, autor dos livros Web 2.0 e Ciberteologia, Dra. Letícia Soberón, membro do comitê da RIIAL – Rede Informática da Igreja na América Latina, e demais especialistas na área da comunicação e da pastoral. Representam o Regional Ne 04, dom Plínio, bispo da diocese de Picos – PI, o Pe. Duarte, coordenador regional da Pascom, Pe. Danilo, vigário da diocese de Picos, os jornalistas Erivan Lima e Pedro Júnior Freitas, coordenador da Pascom – Diocese de Oeiras, dentre outros.
Com personalidades do mundo da comunicação global, o evento seguirá até o dia 27 de julho, com uma vasta programação, debatendo temas como comunicação e mudanças socioculturais produzidas pelas tecnologias digitais.
Com informações do site da CNBB nacional.