A VIRTUDE DO MEIO

Compartilhe:

 

 

Estamos no mês que é o meio do ano.

Meio ano já está se passando mas, ao mesmo tempo, deixando-nos de presente a outra metade do ano para confirmar o caminho já feito e nos encher de esperança. Temos um longo caminho a percorrer: que não nos falte as virtudes necessárias para isso. Metade do mês…. meio do ano… Muitas metades de coisas estão por ai e, se a gente perseverar vamos viver muitas coisas completas e realizadas.

Assim diz um provérbio latino: “virtus in medio” a virtude está no meio. Olhar para esta confluência do tempo voltada para o MEIO: do dia, do mês e do ano, é afirmar pra gente mesmo as verdades do MEIO como virtude e os perigos dos EXTREMOS como excesso.

O meio da virtude não significa indefinição, tibieza, indecisão e, nem tão pouco a estratégia do muro para estar bem com todos. O meio da virtude significa bom senso, boa medida, sabedoria. A virtude nos faz enxergar melhor a vida e nos abre horizontes fantásticos de conduta e realização.

O Antigo e o Novo Testamento se referem a Deus como Deus presente que está no meio de nós: “Judite gritou de longe para as sentinelas das portas: ‘abram! abram a porta! o Senhor nosso Deus está conosco, demonstrando ainda sua força em Israel e seu poder contra o inimigo. Isso acaba de acontecer hoje’” (Jt 13,11). “Pois saibam que Javé lhes dará um sinal: a jovem concebeu e dará à luz um filho, e o chamará pelo nome de Emanuel (Is 7,14). “Façam planos à vontade, que fracassarão; façam ameaças: elas não se cumprirão, porque Deus está conosco (Is 8,10). “Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco (Mt 1,23). “Quem cumpre os mandamentos dele, está com Deus, e deus está com ele. Assim, graças ao Espírito que ele nos deu, reconhecemos que Deus está conosco” (1Jo 3,24). “Ninguém jamais viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus está conosco, e o seu amor se realiza completamente entre nós” (1Jo 4,12).

Jesus, falando sobre o Reino de Deus, diz que ele está no meio de nós: “Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: ‘O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou: ‘está ali’, porque o Reino de Deus está no meio de vocês’” (Lc 17,20-21).

O miolo (centro e meio) da Bíblia está enfeixado nas três virtudes teologais: fé, esperança e caridade como descreve a carta de São Paulo aos Coríntios: “Agora, portanto, permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. A maior delas, porém, é o amor” (1Cor 13,13).

Finalmente, no que se refere às condições para viver o MEIO como virtude, assim diz São Pedro em sua carta: “Com seu divino poder, Deus nos concedeu todas as condições necessárias para a vida e a piedade, através do conhecimento de Jesus que nos chamou por sua própria glória e virtude. Por meio delas é que ele nos deu os bens extraordinários e preciosos que tinham sido prometidos, e com esses vocês se tornassem participantes da natureza divina, depois de escaparem da corrupção que o egoísmo provoca neste mundo. Por isso, façam esforço para pôr mais virtude na fé, mais conhecimento na virtude, mais autodomínio no conhecimento, mais perseverança no autodomínio, mais piedade na perseverança, mais fraternidade na piedade e mais amor na fraternidade. De fato, se vocês tiverem essas virtudes em abundância, elas não permitirão que vocês se tornem inúteis ou infrutíferos no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas aquele que não tem essas virtudes é cego e míope, pois se esqueceu da purificação de seus pecados antigos. Por isso mesmo, irmãos, procurem com mais cuidado firmar o chamado que escolheu vocês. Agindo desse modo, nunca tropeçarão. De fato, é assim que será amplamente aberta para vocês a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2Pedro 1,3-11).

Pensemos melhor nisso!

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto> Google

Posts Relacionados

A AMIZADE DE DEUS

  Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, libertou em seguida os que lhe estavam submissos,

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts