A VIDA POR UM NOVO CORAÇÃO!

Compartilhe:

 

Cada vez mais a relação humana, o convívio social, a vida comunitária e o trato fraterno estão sendo desgastados pela intolerância, pelo desrespeito, pelo desamor e, infelizmente, pela desumanidade.

Os maiores obstáculos para a vivência e a convivência sadia situam-se no âmbito do coração das pessoas, infelizmente, por causa de nossa dureza de coração.

Temos pavimentado um caminho atrás de nós que, muitas vezes, nem nós mesmos conseguimos palmilhar.

No Antigo Testamento (ou Primeira Aliança), o profeta Ezequiel nos chama à mudança de coração, na medida das providências divinas:

“Vou pegar vocês do meio das nações, vou reuni-los de todos os países e levá-los para a sua própria terra. Derramarei sobre vocês uma água pura, e vocês ficarão purificados. Vou purificar vocês de todas as suas imundícies e de todos os seus ídolos. Darei para vocês um coração novo, e colocarei um espírito novo dentro de vocês. Tirarei de vocês o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne. Colocarei dentro de vocês o meu espírito, para fazer com que vivam de acordo com os meus estatutos e observem e coloquem em prática as minhas normas” (Ez 36,24-27)

No Novo Testamento (ou Segunda Aliança), São Tiago, em sua carta, faz uma série de considerações e alertas sobre os condicionamentos que pesam sobre a vida humana e a perda de espaço para as relações que edificam, amadurecem e fazem crescer. Claro que tudo pode ser diferente. Mas, para isso é preciso dar prioridade a Deus e ceder espaço para relações autênticas e solidárias.

“De onde surgem os conflitos e competições que existem entre vocês? Não vêm exatamente dos prazeres que guerreiam nos seus membros? Vocês cobiçam, e não possuem; então matam. Vocês têm inveja, e não conseguem nada; então lutam e fazem guerra. Vocês não recebem, porque não pedem; e vocês pedem, mas não recebem, porque pedem mal, com intenção de gastarem em seus prazeres. Idólatras! Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo é inimigo de Deus. Ou vocês acham que é à toa que a Escritura diz: “Deus reclama com ciúme o espírito que ele fez habitar em nós”? Mas ele dá uma graça maior. É por isso que a Escritura diz: “Deus resiste aos soberbos, e aos humildes dá a sua graça.” Portanto, sejam submissos a Deus; resistam ao diabo, e este fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês. Pecadores, purifiquem as mãos! Indecisos, purifiquem o coração! Reconheçam a própria miséria, cubram-se de luto e chorem! Que o riso de vocês se transforme em luto, e a alegria em tristeza! Humilhem-se diante do Senhor, e ele os elevará. (Tiago 4,1-10)

Na busca de realização humana é preciso aprender duas coisas importantes, assevera São Tiago:

Só Deus pode julgar (Tg 4,11-12)

Irmãos, não fiquem criticando uns aos outros! Quem critica o irmão ou julga seu irmão, está criticando uma lei e julgando uma lei. E se você julga uma lei, você não é alguém que obedece a uma lei, mas alguém que a julga. Ora, só um é o legislador e juiz: aquele que pode salvar e destruir. Quem é você para julgar o próximo?

Só Deus é o Senhor da vida (Tg 4,13-17)

Agora vamos aos que dizem: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos aí um ano negociando e ganhando dinheiro.” E, no entanto, nem sabem o que vai acontecer amanhã! O que é a vida de vocês? Uma neblina que aparece um pouco e logo desaparece! Vocês deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, nós viveremos e faremos isto ou aquilo.” Em vez disso, vocês se gabam da própria arrogância. Todo orgulho desse tipo é mau. Portanto, quem sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts