A NECESSÁRIA AÇÃO DE GRAÇAS

Compartilhe:

 

Na vida e na fé, das muitas maneiras existentes, para lidar com as situações, com os acontecimentos, com as pessoas, consigo mesmo e com Deus, nenhuma delas é mais acertada, mais autêntica e mais verdadeira do que a gratidão. Dizer muito obrigado; fazer as coisas de graça; ir de graça; dar de graça; receber de graça… tudo isso expressa gratidão. A gratidão é a sensibilidade de quem vê, pensa, sente, contempla, escolhe, decide e age com o coração.

Lucas, em 6,45 assim se expressa: “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, mas o homem mau tira do seu mal coisas más, porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio”. Gratidão, portanto, requer atitude de coração: ou seja, ação de graças.

O ingrato é sempre uma pessoa ignorante, cega, impotente, impura e infeliz. Só é possível ser feliz e fazer os outros felizes em permanente atitude de ação de graças.

Eis o que diz a palavra de Deus a este respeito:

  1. O povo, cheio de generosidade, se alegrava em oferecer algo a Javé. Também Davi ficou muito contente” (1Cr 29,9).
  2. Ezequias disse: ‘agora vocês estão consagrados a Javé! Venham e ofereçam sacrifícios de ação de graças pelo Templo de Javé”. A assembléia ofereceu sacrifícios de ação de graças, e os que tinham coração generoso levaram holocaustos” (2 Cr 29,31).
  3. Depois de tudo isso, com hinos e ação de graças louvaram ao Senhor, que tinha feito tão grande benefício em favor de Israel, concedendo a eles essa vitória” (2Mc 10,38).
  4. Javé consola Sião, consola suas ruínas: ele transformará o deserto dela num paraíso, a secura num jardim de Javé” (Is 51,3).
  5. “‘agradeçam a Javé dos exércitos, porque ele é bom, porque o seu amor é para sempre’. Pois eu mudarei a sorte deste país, farei voltar ao que era antes, diz Javé” (Jr 33,11).
  6. Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia é para sempre” (Dn 3,89).
  7. Graças sejam dadas a Deus, que nos faz participar do seu triunfo em Cristo e que, através de nós, espalha o perfume do seu conhecimento no mundo inteiro” (2Cor 2,14).
  8. Com alegria, dêem graças ao pai, que permitiu a vocês participarem da herança dos cristãos, na luz” (Cl 1,12).
  9. Dêem graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vontade de Deus a respeito de vocês em Jesus Cristo” (1Ts 5,18).
  10. Amém! O louvor, a glória, a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus, para sempre. Amém!” (Ap 7,12)

Dia 26 de novembro é o dia universal de ação de graças. Sejamos agradecidos, sempre para tudo realizarmos na gratuidade.

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

A AMIZADE DE DEUS

  Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, libertou em seguida os que lhe estavam submissos,

LEIA MAIS

QUEREMOS UM MUNDO DE IRMÃOS

Não tem medida os avanços e as recentes conquistas biotecnológicas, médicas, tecno-científicas, genéticas, espaciais, de informática… feitas pela humanidade. Não tem medida, também, por outro

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts