A Família, uma luz para a vida em sociedade

Compartilhe:

Família é muito mais do que, apenas, uma agremiação de pessoas por afinidade de sangue, parentesco, ou sentimento. A família é luz que dá filhos à luz e, portanto, é uma luz para a vida em sociedade.
Por que a família é uma luz?
Qual é, mesmo, a missão da luz?
A missão da luz é iluminar, tornar claro, dominar as trevas, revelar as cores, propaga o som, dar acesso e visibilidade, facilitar a comunicação…
A primeira grande obra de Deus foi a luz e, depois da luz, seguiu-se todo o ritual da criação, até a obra-prima de Deus, que é o Ser Humano. Deus criou tudo com o poder da luz e para a luz.
A família é luz porque, cada pessoa, quando nasce, é dada à luz.
Diz o profeta Isaías:
“A luz de Israel se tornará um fogo, e seu Santo uma labareda, que há de devorar e consumir num só dia seus espinheiros e matagal” (Is 10,17).
“Eu, Javé, chamei você para a justiça, tomei-o pela mão, e lhe dei forma, e o coloquei como aliança de um povo e luz para as nações. Para você abrir os olhos dos cegos, para tirar os presos da cadeia, e do cárcere os que vivem no escuro” (Is 42,6-7).
“É muito pouco você tornar-se o meu servo, só para reerguer as tribos de Jacó, só para trazer de volta os sobreviventes de Israel. Faço de você uma luz para as nações, para que a minha salvação chegue até os confins da terra” (Is 49,6).
“Levante-se, Jerusalém! Brilhe, pois chegou a sua luz, a glória de Javé brilha sobre você. Sim, a treva cobre a terra, névoas espessas envolvem os povos, mas sobre você brilha Javé, e sua glória a ilumina. Sob a luz de você caminharão os povos, e os reis andarão ao brilho do seu esplendor. Lance um olhar em volta e observe: todos esses que aí se reúnem vieram procurá-la. Seus filhos vêm de longe, suas filhas vêm carregadas no colo. Então, bastará ver, e seu rosto se iluminará, seu coração parecerá explodir de emoção, porque estarão trazendo para você os tesouros de além-mar, estarão chegando a você as riquezas das nações. O sol não será mais a luz do seu dia, e de noite não será a lua a iluminá-la; o próprio Javé será para você uma luz permanente, e o seu Deus será o seu esplendor. O sol dela jamais vai se pôr, e a sua lua não terá mais minguante, pois o próprio Javé será para você uma luz permanente. Acabaram-se os dias de luto. Seu povo será todo formado de justos e serão proprietários da terra para sempre: é a muda que eu plantei, trabalho de minhas mãos, para minha glória. O pequeno crescerá até mil, e o menor se tornará um povo numeroso: Eu sou Javé. No tempo certo, farei isso prontamente” (Is 60,1-5.19-22).
Ser luz é ser testemunha do novo, da vida e da fé; é o profetismo da Palavra de Deus; é a vida cheia de sinais do Reino. É a demonstração do poder de Deus na fragilidade humana.
Jesus é luz! Por conseguinte, a Família de Nazaré é, toda ela, luz.
“O julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal, tem ódio da luz, e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam desmascaradas. Mas, quem age conforme à verdade, se aproxima da luz, para que suas ações sejam vistas, porque são feitas como Deus quer” (Jo 3,19-21).
Jesus faz uma declaração que compromete o sentido do seguimento:
“Vocês são a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também: que a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu” (Mt 5,14-16).
Sejamos Família! Sejamos Luz!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts