A Eucaristia: Centro da Vida Cristã

Compartilhe:

No momento em que celebramos a Festa do Corpo e Sangue de Cristo, gostaria de estar refletindo sobre a Eucaristia: centro da vida cristã. A Eucaristia: ponto de chegada e de partida da nossa missão.

Especialmente em cada final de semana somos chamados a celebrar o que foi vivido, sonhado, realizado. É a celebração da nossa Páscoa Semanal. Celebrar também, apresentando diante de Deus, o que ainda não conseguimos viver, testemunhar, suplicando a misericórdia do Senhor, a sua graça. Aqui a Eucaristia é o ponto de chegada da nossa missão.

Depois da Santa Missa retornamos para a nossa vida, as atividades que nos aguardam, o cumprimento de uma agenda, quase sempre abarrotada com tantos compromissos. É a missão, é o colocar em prática, com a graça de Deus e o nosso esforço, o que foi celebrado. Nutridos pelo corpo e o sangue do Senhor seguimos com firmeza, procurando viver com alegria a missão, a nossa missão. É a Eucaristia: ponto de partida para a nossa missão.

Acontece a dinâmica: chegamos à comunidade para celebrar e retornamos ao nosso dia a dia para viver, testemunhar o que foi celebrado. A Eucaristia é, não só o ponto de chegada e de partida da nossa missão, mas é o centro da vida de todos aqueles que querem viver o seguimento de Jesus Cristo.

O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que a Eucaristia é o ápice da vida cristã: “A Eucaristia é ‘fonte e ápice de toda a vida cristã’. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa”. – Catecismo da Igreja Católica, nº 1324.

As nossas pastorais, movimentos e grupos são uma benção de Deus. Quanto bem têm feito à Igreja! São o reflexo da ação do próprio Deus, através do Espírito Santo, na vida das nossas comunidades, na vida da Igreja: com o trabalho realizado  têm nos ajudado a evangelizar, a fazer o Evangelho chegar a tantos irmãos e irmãs.

Mas, para que possam bem cumprir a sua missão necessitam estar fortalecidos, alimentados. E a Eucaristia é este alimento, este alimento por excelência de todos aqueles que desejam seguir Jesus e testemunhá-Lo em suas vidas.

Portanto, na próxima vez que você for à Igreja para participar de algum encontro, reunião, ensaio de cântico em sua comunidade que tal informar-se sobre a Santa Missa. E se tem Missa naquele dia, que tal se “programar” para participar da Santa Missa antes? Se você já faz isso, continue a fazê-lo.

 A Santa Missa, celebrada na semana, é diferente da Missa celebrada dominicalmente: sem o canto do Glória, com uma homilia/reflexão mais curta que a do domingo, sem a recitação do Credo etc. Mas ali, com simplicidade, renovamos a nossa fé: “Anunciamos Senhor a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição!”, ao tempo em que vamos manifestando que sem Ele, nada podemos fazer, sem Ele não há missão, apostolado, grupo, movimento etc. – Jo 15,5.

Nesse sentido vale lembrar que os nossos encontros de pastoral, de apostolado, grupo ou movimento têm, encontram na Eucaristia o alimento necessário para que possam existir e viver a sua missão. Se o encontro está programado para depois da Missa, que tal programar-se para chegar a tempo de participar da Santa Missa? Se você já faz isso, muito bem! Se, por algum motivo ainda não o fez, que tal começar a participar?

Nesse encontro com o Senhor somos replasmados e convocados a ser um reflexo da presença d’Ele dentro do mundo, da nossa comunidade, pastoral, apostolado, grupo e movimento organizado.

Foto: Google

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

QUEM SE CALA…

Todos nós temos responsabilidade no bem ou no mal do mundo.  Ninguém pode se considerar isento desta responsabilidade ou inocente em todas as situações. Com

“PAU PRA TODA OBRA”

  Algumas pessoas, como diz o ditado, são “pau pra toda obra”: são arrojadas, têm iniciativas, colaboram, são prestativas, têm disposição, são dinâmicas, têm coragem,