Nós continuamos nos perguntado sobre questões de interesse bíblico. Quanto mais aprendemos, mais amamos e quanto mais amamos, mais aprendemos. Esta é uma referência significativa da relação com a Palavra de Deus e, pode mudar, também, a maneira de viver esta mesma Palavra.
O grande convite de hoje é para que nos aproximemos da palavra não apenas para satisfazer as nossas curiosidades, mas para matar a nossa fome e sede, confirmando a profecia de Amós 8,11: “Dias virão – oráculo do Senhor Javé – em que vou mandar a fome sobre o país: não será fome de pão, nem sede de água, e sim fome de ouvir a palavra de Javé.”
Vamos a novas questões práticas!
- Quem é o centro da Bíblia?
O centro da Bíblia é JESUS. Tudo nela aponta para o Filho de Deus feito homem. O Antigo Testamento (antiga aliança) prepara a sua vinda; o Novo Testamento (nova aliança) a realiza.
- Quem pode interpretar a Bíblia?
Só a Igreja, instituída por Cristo, pode interpretar corretamente a Bíblia. O Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, é quem ajuda a Igreja nessa interpretação. O católico que participa das celebrações de sua comunidade vai, com o tempo, entendendo melhor o sentido e o significado dos ensinamentos da Palavra de Deus; assim ele aprende a interpretar a Bíblia junto com a Igreja.
- Como estudar a Bíblia em grupo?
O Grupo de Reflexão (círculo bíblico) é um lugar e um modo seguro e privilegiado de estudar e interpretar a Bíblia em comunidade. É no Grupo de Reflexão e Vivência que os católicos “misturam” a vida com a fé e aprendem a ser solidários uns com os outros.
- É bom e aconselhável decorar trechos da Bíblia?
Sim, é bom memorizar ou decorar trechos da Bíblia, desde que, quem os memorize, também os pratique. Quem conhece passagens da Bíblia “de cor” mas não se esforça por vivê-las, é um falso cristão, além de formar uma “outra bíblia” a seu gosto, com trechinhos tirados de um e de outro lugar que ficam “fervilhando” na cabeça.
Listagem dos livros da Bíblia com siglas (segundo convenção internacional) por ordem de localização:
Livros e sigas do Antigo Testamento:
Gênesis (Gn); Êxodo (Ex); Levítico (Lv); Números (Nm); Deuteronômio (Dt); Josué (Js); Juízes (Jz); Rute (Rt); Samuel (1Sm e 2 Sm); Reis (1Rs e 2Rs); Crônicas (1Cr e 2 Cr); Esdras (Esd); Neemias (Ne); Tobias (Tb); Judite (Jt); Ester (Est); Macabeus (1Mc e 2Mc); Jó (Jó); Salmos (Sl); Provérbios (Pr); Eclesiastes – Coélet (Ecl); Cântico dos Cânticos (Ct); Sabedoria (Sb); Eclesiástico – Sirácida (Eclo); Isaías (Is); Jeremias (Jr); Lamentações (Lm); Baruc (Br); Ezequiel (Ez); Daniel (Dn); Oséias (Os); Joel (Jl); Amós (Am); Abdias (Ab); Jonas (Jn); Miquéias (Mq); Naum (Na); Habacuc (Hab); Sofonias (Sf); Ageu (Ag); Zacarias (Zc); Malaquias (Ml);
Livros e siglas do Novo Testamento:
Mateus (Mt); Marcos (Mc); Lucas (Lc); João (Jo); Atos dos Apóstolos (At); Romanos (Rm); Coríntios (1Cor e 2Cor); Gálatas (Gl); Efésios (Ef); Filipenses (Fl); Colossenses (Cl); Tessalonicenses (1Ts e 2Ts); Timóteo (1Tm e 2Tm); Tito (Tt); Filemon (Fm); Hebreus (Hb); Carta de São Tiago (Tg); Carta De São Pedro (1Pd e 2Pd); Carta de São João (1Jo, 2Jo e 3Jo); Carta De São Judas (Jd); Apocalipse (Ap).
Por: Edivaldo Pereira dos Santos
Foto: Google










por 