A Bíblia ao alcance do coração e da inteligência ( II )

Compartilhe:

Na semana, puxamos o assunto, sobre a Bíblia, através de algumas perguntas e respostas, com o objetivo de iluminar a mente para ingressar no universo da Sagrada Escritura. Penso que vale a pena continuarmos perscrutando a Palavra de Deus através de perguntas.

A Palavra de Deus é como Fonte de Vida Nova porque permanece prestando um formidável serviço à obediência da fé, à consciência da verdade e à liberdade do amor, como diz São Pedro, em sua carta: “Pela obediência à verdade vocês se purificaram, a fim de praticar um amor fraterno sem hipocrisia. Com ardor e de coração sincero amem-se uns aos outros. Vocês nasceram de novo, não de uma semente mortal, mas imortal, por meio da palavra de Deus, que é viva e que permanece. De fato, toda carne é como erva e toda a sua glória é como flor da erva: a erva seca e a flor cai; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E essa é a palavra que foi anunciada a vocês” (1Pd 1,22-25).

Vamos às perguntas? Mas, procure completar as respostas!

  1. No que foi escrita a Bíblia?

Os livros da Bíblia foram escritos em cerâmica (tijolos de argila), papiro (tiras de papel feitas a partir da árvore de papiro, originária do Egito) e pergaminho (couro curtido e preparado de carneiro, chamado de pergaminho por ter  sido usado pela primeira vez na cidade de Pérgamo, 200 anos antes de Cristo).

  1. Quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos?

A divisão dos livros da Bíblia em capítulos é da autoria do Inglês Estevão Langton, arcebispo de Cantuária, no ano de 1214.  Já a divisão dos capítulos em versículos foi feita, em definitivo, em 1551, pelo tipógrafo Roberto Stefano.  Uma curiosidade: a Bíblia tem 1328 capítulos e 40.030 versículos.

  1. Quais são as duas grandes partes da Bíblia?

A Bíblia está dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento (AT) e Novo Testamento (NT).  O AT começa com o livro do Gênesis e termina com o livro de Malaquias, e o NT vai do Evangelho de Mateus até o livro do Apocalipse.

  1. Como está dividido o Antigo Testamento?

O AT está assim subdividido: Pentateuco (os 05 primeiros livros: Gênesis ao Deuteronômio); livros Históricos (16 livros: Josué a Macabeus); livros Poéticos ou Sapienciais (07 livros: Jó a Eclesiastico) e, livros Proféticos (18 livros: Isaías a Malaquias).

  1. Como está dividido o Novo Testamento?

O NT apresenta a seguinte subdivisão: livros Históricos (os 04 Evangelhos mais o livro dos Atos dos Apóstolos); Cartas dos Apóstolos (21 cartas: Romanos a Judas) e, livro Profético (o Apocalipse).

  1. O que são os livros apócrifos?

Os apócrifos são livros escritos nos tempos em que foram escritos os demais livros da Bíblia, mas que não foram escritos sob a inspiração de Deus e, por isso, não pertencem ao conjunto de livros da Bíblia.

  1. Quantos livros têm a Bíblia protestante?

A Bíblia protestante tem 66 livros, portanto, 7 a menos que a Bíblia católica.  Os livros: Baruc, Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico. 1º e 2º Macabeus e parte dos livros de Ester e Daniel, fazem parte da Bíblia católica mas, não da protestante.  Razões teológicas e histórica levaram os judeus – e depois os protestantes – a considerar esses livros como apócrifos.

  1. É certo brigar com pessoas de outras religiões por causa da Bíblia?

Não! Não é certo.  A Bíblia é instrumento de aproximação e união e não arma de agressão. (Fonte de pesquisa: Pe. Cristóvam Iubel)

 

 

Fonte: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts