MUSEU DE ARTE SACRA (MAS) – 35 ANOS

Compartilhe:

Oeiras. Piauí. Brasil

No dia 15 de agosto de 1983, dentro das celebrações dos 250 anos da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória foi criado o Museu de Arte Sacra de Oeiras. Abrindo efetivamente para visitação em outubro de 1984. A criação do Museu de Arte Sacra foi um esforço coletivo da Diocese de Oeiras, do Instituto Histórico de Oeiras, dos poderes públicos estadual e municipal, bem como do povo de Oeiras.

O MAS funciona no sobrado construído na primeira metade do século XIX, pela família Castelo Branco, e é conhecido pelo nome de Capitão-Mor João Nepomuceno. Pertenceu, ainda, aos Burlamaqui Ferraz e foi residência do Coronel Alano Beleza, líder político e chefe da Guarda Nacional. Anos depois, foi adquirido para ser a sede da Intendência Municipal. No ano de1929 passou a ser o Grupo Escolar Costa Alvarenga e na década de quarenta do século XX, o poder municipal doou o prédio para a Diocese de Oeiras, tornando-se em seguida Palácio Episcopal, morada dos primeiros bispos da diocese. No dia 26 de dezembro de 2017, no encerramento das comemorações dos 300 anos de Oeiras, a Secretaria de Estado da Cultura (Governo do Piauí) entregou para a comunidade oeirense a nova museografia.

O MAS pertence à Paróquia de Nossa Senhora da Vitória (Diocese de Oeiras) e funciona através de um contrato de comodato com o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da parceria com a Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Quase todo o acervo é oriundo das três igrejas seculares: N. S. da Vitória, N. S. do Rosário e N. S. da Conceição. Uma pequena parte advém de colecionadores.

O museu está dividido em salas temáticas e guarda um acervo composto por imagens de madeira policromada séculos XVII, XVIII e XIX; varas do pálio, lanternas, crucifixos, castiçais, resplendores e coroas de prata. Além de paramentos litúrgicos e outros objetos que pertenceram aos primeiros bispos da diocese. Algumas peças sacras ainda são utilizadas no período de festas e celebrações religiosas, sendo assim um museu vivo que dialoga com a comunidade.

As atividades celebrativas do aniversário de 35 anos do MAS terão início neste 15 de agosto, dia de Nossa Senhora da Vitória, padroeira de Oeiras e do Piauí, com missa solene às 09h00.

Na 12ª Primavera dos Museus que acontecerá de 17 a 23 de setembro teremos uma programação cultural com ações de educação museal, exposição sobre Dom Edilberto Dinkelborg, lançamento do folder comemorativo e show musical. As comemorações dos 35 anos do MAS acontecerão até outubro de 2019, com uma vasta programação.

Visitar o Museu de Arte Sacra é conhecer a história de Oeiras, que está intimamente ligada à história da Igreja Católica nestes “Sertões de Dentro”, através de tão expressiva arte.

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts