Embora esteja ligado às comemorações de festas juninas, São João não é um folclore e nem uma invenção do folclore. Pelo contrário, ele é uma pessoa real que, marcou decisivamente a História da Salvação e, portanto, a história da fé Cristã. Ele é uma coluna da fé da Igreja.
A narração bíblica do seu nascimento traz o conteúdo de sua vida, vocação, missão. Vamos ao texto.
Lc 1,57-66: O Nascimento de João Batista
“Terminou para Isabel o tempo de gravidez, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido bom para Isabel, e se alegraram com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: ‘Não! Ele vai se chamar João.’ Os outros disseram: ‘Você não tem nenhum parente com esse nome!’ Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: ‘O nome dele é João.’ E todos ficaram admirados. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: ‘O que será que esse menino vai ser?’ De fato, a mão do Senhor estava com ele.”
Por que Isabel e Zacarias, contrariando as opiniões, as expectativas e o costume, decidem colocar o nome de João no filho? O que tem de importante nesse nome?
De fato, essa ênfase sobre o nome não é sem razão. Para o povo hebreu o nome diz tudo sobre a vida, a vocação e a missão de uma pessoa.
A etimologia de “João”, nas línguas onde aparece, tem, na sua raiz, o tetragrama do nome de Deus (YHWH). Vejamos: no latim “Iōhannēs”; no grego “Iōánnēs” (Ἰωάννης); no aramaico “Jochanan” (ܝܘܚܢܢ); no hebraico “yōḥānān” (יוחנן) que, por sua vez, é o diminutivo de “Yəhôḥānān” (חנן +יהוה = YHWH mais o verbo Hanan) significando Yhwh (Deus, Senhor) Misericordioso.
A etimologia de Batista é: em grego “βάπτισμα” (baptismo = Batisma) o sufixo (ma) enfatiza que ocorreu a imersão (imergiu), “βαπτίζειν” (baptizein) para imergir; do verbo “βαπτίζω” (baptizó) imergir, ele imerge (ele batiza).
João Batista, portanto, significa algo próximo a: “Deus Misericordioso Abençoador”. Ora, o nome do filho de Zacarias e Isabel não poderia ser outro, senão João porque, a ele coube a preparar os caminhos do Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
Entendemos, portanto, porque Zacarias, íntimo das coisas de Deus, como zeloso homem do Templo, estando diante do povo, fez a grande profecia sobre João Batista.
Lucas 1,67-80: O Cântico de Zacarias
“O pai Zacarias cheio do Espírito Santo, profetizou dizendo:
‘Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. Fez aparecer uma força de salvação na casa de Davi, seu servo; conforme tinha anunciado desde outrora pela boca de seus santos profetas. É a salvação que nos livra de nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam. Ele realizou a misericórdia que teve com nossos pais, recordando sua santa aliança, e o juramento que fez ao nosso pai Abraão. Para conceder-nos que, livres do medo e arrancados das mãos dos inimigos, nós o sirvamos com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias. E a você, menino, chamarão profeta do Altíssimo, porque irá à frente do Senhor, para preparar-lhe os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, o perdão dos pecados. Graças ao misericordioso coração do nosso Deus,o sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte;para guiar nossos passos no caminho da paz’.
O menino ia crescendo, e ficando forte de espírito. João viveu no deserto, até o dia em que se manifestou a Israel.”
Quando o nome de São João Batista for pronunciado, em qualquer lugar deste mundo que, tenhamos claro que, este nome significa “Deus Misericordioso Abençoador”. Assim ele será lembrado!
Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos
Foto: Google