Aconteceu hoje quinta-feira (29), a Missa Solene da Ceia do Senhor na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória com a Cerimônia de Lava-Pés. A missa que dá início ao Tríduo Pascal, foi celebrada por Dom Edilson Nobre e concelebrada por Padre Possidônio Barbosa e pelo padre José Francisco e contou com a presença de muitos fiéis.
Realizada na quinta-feira Santa, por ser o dia que aconteceu a última Ceia, o ritual de Lava-Pés é uma tradição católica. Jesus já sabendo da traição de Judas e que sua hora estava chegando, fez a refeição com seus companheiros e depois de repartir o pão e o vinho, ele pegou uma bacia encheu-a com água e começou a lavar o pé de cada apóstolo como demonstração de sua humildade e purificação.
Enquanto Padre Possidônio lia o evangelho, Dom Edilson repetiu o gesto de Jesus e lavou os pés de doze apóstolos demonstrando que assim como Jesus, devemos reviver os ensinamentos que estão escrito no evangelho.
Na homilia proferida por Dom Edilson, ele pediu para que os fiéis católicos “não percam as oportunidades que a Igreja oferece para vivenciar o encontro com Jesus.” Destacou ainda que assim como Cristo teve a humildade de lavar os pés de seus apóstolos, as pessoas precisam se unir para sarar o coração daqueles que estão sofrendo.
“Voltemos o nosso olhar para Jesus, pois este evangelho é ensinamento de Jesus por isso que ele cabe nesta Eucaristia, talvez por que seja o que mais traduz o significado da Eucaristia e Eucaristia significa humildade. É ação de graça e se dá na atitude de iluminar, fazer-se servo, uma atitude de serviço para a vida. Não se trata de repetir o gesto ou rito, é fazer como ele. É isso que Jesus pede.” Pontuou.
Após a Liturgia Eucarística, deu-se início o Translado do Santíssimo Sacramento para a capela preparada com flores e ornamentos eucarísticos, Dom Edilson percorreu as naves da Igreja até a capela, chegando lá, o Santíssimo Sacramento foi incensado e depositado no sacrário preparado, enquanto cantava-se o Tão Sublime Sacramento,após este momento o bispo, seminaristas, padres e coroinhas se dirigiram até a sacristia em silêncio, enquanto a igreja foi desnudada.
Por Jussy Freitas