Até quando os poderosos vão brincar no poder?

Compartilhe:

A cena do processo injusto montado contra Jesus e que, o levou a cruz e, por conseguinte, à morte tem, em um dos diálogos, mais tensos, com Pilatos, o homem do poder, a discussão sobre a legitimidade do poder sem autoridade.

“Pilatos entrou outra vez no palácio e perguntou a Jesus: ‘De onde és tu?’ Jesus ficou calado. Então Pilatos perguntou: ‘Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar?’ Jesus respondeu: ‘Você não teria nenhuma autoridade sobre mim, se ela não lhe fosse dada por Deus. Por isso, aquele que me entregou a você, tem pecado maior.’ Por causa disso, Pilatos se esforçava para soltar Jesus” (Jo 19,9-12).

Não é de hoje que os poderosos brincam no poder e oprimem os pobres. Ao invés de agirem como representantes do povo, fazendo jus à vontade popular, que os colocou em tal posto de serviço, fazem exatamente o oposto: são arbitrários, maquiavélicos, autoritários, nepotistas e legisladores em causa própria. Por essas e por muitas outras razões perderam a legitimidade e a autoridade. Não representa mais quem os escolheu.

No antigo testamento, o profeta Ezequiel denuncia a situação miserável na qual se encontra o povo de Deus, por causa da maldade dos seus governantes; traidores do povo. Eis o texto:

“Assim diz o Senhor Javé: Ai dos pastores de Israel que são pastores de si mesmos! Não é do rebanho que os pastores deveriam cuidar? Vocês bebem o leite, vestem a lã, matam as ovelhas gordas, mas não cuidam do rebanho. Vocês não procuram fortalecer as ovelhas fracas, não dão remédio para as que estão doentes, não curam as que se machucaram, não trazem de volta as que se desgarraram e não procuram aquelas que se extraviaram. Pelo contrário, vocês dominam com violência e opressão. Por falta de pastor, minhas ovelhas se espalharam e se tornaram pasto de feras selvagens. Minhas ovelhas se espalharam e vagaram sem rumo pelos montes e morros. Minhas ovelhas se espalharam por toda a terra, e ninguém as procura para cuidar delas. Por isso, vocês, pastores, ouçam a palavra de Javé: Juro por minha vida – oráculo do Senhor Javé: Minhas ovelhas se tornaram presa fácil e servem de pasto para as feras selvagens. Elas não têm pastor, porque os meus pastores não se preocupam com o meu rebanho: ficam cuidando de si mesmos, em vez de cuidarem do meu rebanho. Por isso, pastores, ouçam a palavra de Javé! Assim diz o Senhor Javé: Vou me colocar contra os pastores. Vou pedir contas a eles sobre o meu rebanho, e não deixarei mais que eles cuidem do meu rebanho. Desse modo, os pastores não ficarão mais cuidando de si mesmos. Eu arrancarei minhas ovelhas da boca deles, e elas não servirão mais de pasto para eles” (Ez 34,1-10).

A Bíblia Pastoral, em relação a este texto, traz a seguinte nota de rodapé: “Na comparação do profeta, pastores são as autoridades políticas, e rebanho é o povo, que pertence exclusivamente a Deus. A função do pastor é cuidar do rebanho em todos os sentidos, principalmente defendê-lo diante dos lobos. O que acontece, porém? As autoridades políticas, em vez de cuidarem do povo, se preocupam exclusivamente com seus próprios interesses; em vez de servirem ao povo, elas o usam em proveito próprio; em vez de defenderem o rebanho, elas o entregam aos inimigos. Na visão do profeta, a ruína da nação é culpa exclusiva das autoridades que a governavam.”

O caso brasileiro não é nada diferente do que ocorreu com o povo de Deus. Fica claro, portanto, que um governo sem legitimidade e sem autoridade não tem poder porque, não representa mais quem os elegeu. Nesse caso, a solução de justiça é a seguinte deve ser deposto (não um, mas todos os governantes) e, conforme o roubo e/ou a corrupção, deverá devolver quatro vezes mais, de acordo com justiça bíblica (Ex 22,2-3; 2Sm 12,6; Lc 19,8). Somente assim se poderá atingir os ilegítimos e sem autoridade porque, não temem nem a lei, nem a polícia, nem a justiça e nem a cadeia.

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts