A alegria é uma das coisas mais preciosas da vida porque amplia o senso de realização e o prazer de viver.
É necessário que nos alegremos, mas, muito mais necessário é, pôr fundamento e sentido à alegria Porque, alegria não é uma válvula de escape, não é um subterfúgio, não é coisa de “bobos alegres”. A alegria é tudo na vida! Mas, nem toda alegria é verdadeira Alegria.
Não é fácil vencer todas as simulações de alegria. O tempo todo estamos sendo bombardeados e cooptados para dentro de uma bolha de prazeres que sugam todas nossas forças e, ainda por cima, nos deixam vazio.
Mas, acontece que não nos apercebemos disso. Parece que está tudo bom, tudo legal, tudo gostoso, tudo divertido, tudo lindo. Mas, na verdade um véu de ilusões e fantasias está encobrindo a nossa cabeça e turvando a nossa visão. Estamos rindo à toa, muitas vezes, alheios e alienados da conjuntura da realidade que nos cerca. No fundo a sociedade do “pão e circo” mudou os produtos mas, as estratégias e mecanismos de sedução continuam os mesmos. Vivemos enganados por uma “alegria de cera”.
Mas, se é preciso por fundamento em nossa alegria, corramos.
Eu sugiro que perscrutemos o conhecimento e os ensinamentos milenares da Sagrada Escritura.
A Alegria verdadeira é Dom de Deus
“Fiquem sempre alegres no Senhor! Repito: fiquem alegres! Que a bondade de vocês seja notada por todos. O Senhor está próximo. Não se inquietem com nada. Apresentem a Deus todas as necessidades de vocês através da oração e da súplica, em ação de graças” (Fl 4,4-6).
“Alegrem-se com os que se alegram, e chorem com os que choram” (Rm 12,15).
“Eu lhes garanto: vocês vão gemer e se lamentar, enquanto o mundo vai se alegrar. vocês ficarão angustiados, mas a angústia de vocês se transformará em alegria” (Jo 16,20).
“Por isso, vocês devem alegrar-se, mesmo que agora, se necessário, fiquem tristes por um pouco de tempo, devido às várias provações” (1Pd 1,6).
A Alegria é fruto de uma busca incansável
“Multiplicaste o povo, aumentaste o seu prazer. Vão alegrar-se diante de ti, como na alegria da colheita, como no prazer dos que repartem despojos de guerra” (Is 9,2).
“Os pobres voltarão a se alegrar com Javé, e os indigentes da terra ficarão felizes com o Santo de Israel” (Is 29,19).
“Então compreendi que não existe para o homem nada melhor do que se alegrar e agir bem durante a vida” (Ecle 3,12).
“Percebo que não há nada melhor para o homem do que alegrar-se com suas obras, porque essa é a porção que lhe cabe. de fato, ninguém lhe fará ver o que acontecerá depois dele” (Ecle 3,22).
Quando encontramos a alegria ela se torna a nossa missão
“Portanto, vá, coma o seu pão com alegria e beba o seu vinho com satisfação, porque com isso Deus já foi bondoso para com você” (Ecle 9,7)
“A esperança dos justos acaba em alegria, mas a esperança dos injustos termina em fracasso” (Pr 10,28).
“O homem paciente resiste até o momento oportuno, e será recompensado no final com a alegria” (Eclo 1,20).
“Com alegria, dêem graças ao Pai, que permitiu a vocês participarem da herança dos cristãos, na luz” (Cl 1,12).
A alegria falsa é, não só um atraso de vida: ela é mortal!
Que ninguém lhe roube o sagrado direito à verdadeira alegria, necessária e suficiente, o quanto possível, para a vida!
Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos
Foto: Google