No dia 06/02/2026, às 19h, na Catedral, foi realizada a celebração Eucarística com a posse canônica do Pe. Kleyton Vieira da Silva, como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória.
A Missa Solene foi presidida pelo Bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre e concelebrada pelo Pe. José Raimundo, Pe. Rogério Nascimento, Pe. Juarez Donato, Pe. Thassio Kalil, Pe. Gildásio Silva, Pe. Welson Barbosa, Pe. Nailson, e Diácono Gutemberg da Rocha.
Após a saudação inicial, procedeu-se a leitura da Provisão Canônica, pelo Pe. Welson Barbosa, Chanceler da Cúria, na qual concede as faculdades necessárias para o bom desempenho do cargo pastoral que assumido. Na sequência, o novo pároco, procedeu o juramento de fidelidade, e em seguida assina o documento.
Na sequência Dom Edilson, entregou o Evangelho ao Pe. Kleyton Vieira, antes do canto de aclamação.
Dom Edilson iniciou a homilia agradeço a todos presentes, e em um gesto orante colocou, nas mãos de Deus e no amparo de Nossa Senhora da Vitória, o Pe. Kleyton Vieira, a quem foi entregue a responsabilidade de cuidar e zelar das ovelhas, do rebanho que frequenta e fazem parte da Catedral. Prosseguiu dizendo que, na verdade a passagem nesta Paróquia não é algo de novo, pois a algum tempo atrás o Pe. Kleyton prestou serviço a esta mesma Comunidade. No entanto, pelo dinamismo pastoral, o tempo passa, as coisas mudam, nada é igual. É como o rio, pois mesmo banhando no local é sempre outra água. Dom Edilson, continuou agradecendo ao padre Kleyton pela compreensão, pela disponibilidade, por entender as razões e as demandas que tinham e por se colocar a disposição da necessidade da Igreja.
Com isso, falou das competências de um padre que é: ” exercer a função de Pároco para colaborar com o bispo na missão de ensinar, santificar e governar o Povo de Deus.
Realizar isto assumindo uma fisionomia, procurando ser um sinal do Cristo Bom pastor. É um exercício espiritual que o padre faz, que o bispo faz, que o ministro ordenado faz”.
O código de direito canônico 519, vai dizer exatamente isso: “O Pároco é o pastor próprio da Paróquia que lhe foi confiada, e presta a postura pastoral, cuidado pastoral à comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do bispo Diocesano, pelo qual foi chamado a partilhar o ministério de Cristo, para que em favor da mesma comunidade desempenhe o munús de ensinar, santificar e governar com a cooperação ainda de outros presbíteros, ou diáconos, e com a ajuda de fiéis leigos nos termos do direito”.
Após a reflexão do evangelho, Dom Edilson, interrogara o padre, para manifestar a sua disposição de cooperar com o bispo, no trabalho em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe está sendo entregue.
Seguiu com a entrega das chaves da Igreja, a pia Batismal, a estola roxa e o Confessionário. Em seguida recebe as chaves do Sacrário, para zelar do tabernáculo no qual está guardado o Corpo e Sangue de Cristo, para que possa sempre adorar a Cristo. Que seja para ele e para a comunidade paroquial a fonte inesgotável de unidade e paz.
Em seguida Dom Edilson, pediu para sentar na cátedra, onde muitas vezes, vai presidir a Santa Missa e assim declarou empossado. E seguiu com a Profissão de Fé.
Após a comunhão, Pe. Kleyton fez um agradecimento a todos os presentes. Um agradecimento especial à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Simplicio Mendes, onde exercia sua função, também pela acolhida na Paróquia Nossa Senhora da Vitória, onde exercerá sua missão pastoral a qual foi chamado.
Antes da benção final, foi lida a Ata de Posse Canônica de Pe. Kleyton Vieira da Silva e Dom Edilson, encerrou com a bênção e a assinatura da ata.
Texto: Dalva Carvalho – Par. Nossa Sra. da Vitória































































por 