Encerramento do Ano Jubilar da Esperança e Instituição no Ministério de Catequista são realizados na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória

Compartilhe:

No sábado, dia 27 de dezembro, às 19h,  celebrou-se na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória a Santa Missa de Encerramento diocesano do Ano Jubilar da Esperança, com a  Instituição de vários catequistas no Ministério de Catequista. A cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre, e concelebrada por boa parte do Clero diocesano. Contou com  a presença de caravanas advindas de toda Diocese.

Convocado pela Santa Sé para toda a Igreja Universal, o Ano Jubilar  foi vivido em nossa Diocese como um tempo de graça, renovação espiritual e aprofundamento da comunhão eclesial. À luz do lema “Peregrinos de Esperança”, nossas comunidades foram convidadas a redescobrir a centralidade da fé, a força do testemunho cristão e a beleza do serviço ao Reino de Deus. Na Igreja particular de Oeiras, a Abertura do Jubileu da Esperança aconteceu no dia 29 de dezembro de 2024.

Durante a celebração foi realizado o rito de Instituição do Ministério de Catequista, em sinal de reconhecimento e fortalecimento desta missão, conforme as orientações do Magistério da Igreja. Neste momento solene, 35 catequistas das paróquias e áreas pastorais foram oficialmente instituídos em seu ministério, assumindo diante da Igreja o compromisso de servir ainda mais com zelo, responsabilidade e espírito missionário.

Em sua reflexão, Dom Edilson Nobre ressaltou “como a família pode responder ao projeto de Deus? O Evangelho de hoje nos apresenta uma família que foge da ira de Herodes, que tomado pelo ódio e pela presunção queria aniquilar a vida de inocentes. A família de Nazaré é a imagem de cada família santa que sofre perseguições por querer fugir do pecado. Hoje, o grande drama de um pai e de uma mãe é proteger os seus filhos da perseguição das drogas, da prostituição ou de grupos que não levam em conta os valores humanos e cristãos. A família de Nazaré nos dá outra grande lição. Ela se volta totalmente para o filho e vive o amor como um serviço da sua vocação. Esta é a missão dos genitores: guiar, educar, amar e fazer amadurecer nos filhos o serviço do amor entre os irmãos. Se caminharmos nesta direção, será bem mais difícil nos perdermos nas estradas da vida.

Após a reflexão, iniciou-se o Rito de Investidura no Ministério de Catequista, quando Dom Edilson Nobre recebeu o sim individual de cada catequista e entregou a cada uma a cruz – símbolo da doação de vida e compromisso com a missão -, e a Bíblia – ferramenta fecunda de evangelização .

A Diocese de Oeiras reconhece, de modo especial,  o valor imprescindível do trabalho dos catequistas, cujo serviço silencioso e constante sustentou a vida pastoral ao longo deste Ano Jubilar. Por meio da transmissão da fé, da formação cristã e da presença dedicada nas comunidades, eles colaboraram de forma decisiva para que a mensagem do Evangelho chegasse aos corações com clareza, profundidade e esperança.

Este gesto marca, de maneira significativa, o compromisso eclesial da Diocese de Oeiras com a formação cristã e com o serviço catequético, tão essencial à vida da Igreja.

Ao concluir este Ano Jubilar, a Diocese eleva sua ação de graças a Deus pelos frutos espirituais concedidos às famílias, comunidades e agentes pastorais. Confiamos à intercessão de Nossa Senhora da Vitória, Padroeira da Catedral e da Diocese, o novo tempo que se inicia, para que continuemos caminhando como Igreja viva, missionária e firmada na esperança. É tempo de “alargar a tenda do coração” para alcançar os corações para Cristo.

 

 

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts