Na manhã do dia 26 de julho de 2025, encerrou-se em Teresina (PI) o 5º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE), que reuniu cerca de 240 participantes, entre seminaristas, formadores, padres e bispos de todas as regiões do Brasil. O evento marcou, com entusiasmo e vigor, os 40 anos de caminhada dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE), sendo celebrado dentro do contexto do Ano Santo Jubilar “Peregrinos da Esperança”.
Promovido pela coordenação do COMISE Brasil, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM), o COMISE Nordeste IV, a Secretaria da Pontifícia União Missionária e a Arquidiocese de Teresina, o congresso foi um verdadeiro impulso missionário, no qual formação, memória e compromisso se entrelaçaram à luz da missão da Igreja.
Ao longo dos seis dias de congresso, os participantes vivenciaram intensamente o tema “Discípulos missionários da esperança” e o lema bíblico “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” (Rm 12,12). O COMINSE 2025 resgatou a memória histórica da fundação do COMISE, em 1985, no Seminário Interdiocesano de Teresina, impulsionado pela dedicação missionária do saudoso padre Fábio Bertagnolli. Mais do que um resgate, foi uma reatualização do chamado a formar presbíteros profundamente enraizados na missão da Igreja.
A presença significativa de bispos, presbíteros e lideranças missionárias de diversas regiões do país fortaleceu a comunhão e a corresponsabilidade da Igreja com a dimensão missionária da formação inicial presbiteral.
Entre os frutos mais marcantes do congresso, destaca-se a apresentação da Carta-Compromisso dos missionários seminaristas, elaborada a partir da escuta atenta e da ressonância das macrorregiões. O documento expressa um forte apelo à conversão pessoal, pastoral e estrutural, capaz de despertar uma nova consciência missionária no coração da formação presbiteral.
Na carta, os seminaristas expressam o desejo de viver com entusiasmo sua vocação missionária, reconhecendo o COMISE como organismo de animação, articulação e cooperação missionária, em comunhão com a Igreja do Brasil e a Santa Sé. Assumem o compromisso de serem promotores da paz, profetas da esperança e pontes de diálogo nas comunidades eclesiais, cultivando vínculos fraternos entre seminaristas, formadores e todo o povo de Deus.
Confira a Carta-Compromisso na íntegra
FONTE: https://cnbbne4.org.br/5o-congresso-missionario-nacional-de-seminaristas-apresenta-carta-compromisso/