Nesta sexta-feira Santa, dia 18/04/2025, teve início às 17h, na Catedral de Nossa Senhora da Vitória, a celebração da Paixão do Senhor, com a Veneração da Santa Cruz, momento este apresentado pelo bispo Dom Edilson, onde com a cruz coberta, os cravos vão sendo retirados. Os fiéis são convidados a realizar a veneração da Cruz – beijo da cruz – em sinal de adoração. O rito acontece em silêncio.
Após esse gesto, Dom Edilson fez a benção e todos se aproximam do patamar da Igreja, para acompanhar o Descimento da Cruz, o Sermão do Descimento e Procissão do Senhor Morto.
O Sermão do Descimento, proferido pelo Pe. João de Deus, pároco da Paróquia da Sagrada Família, em Oeiras- Piauí
A tarde da Sexta-feira Santa, apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que transpassou o lado.
Após o Sermão do descimento o corpo de Jesus é retirado da cruz, e colocado no caixão. Em seguida acontece a procissão do Senhor Morto, pelas ruas do centro histórico da cidade de Oeiras, com paradas, ao som da matraca e o canto de lamento da Verônica.
A caminhada segue até a Catedral, onde tem o seu encerramento. A igreja permanece com as portas fechadas até a celebração do sábado, da Solene Vigília Pascal
Texto: Dalva Carvalho- Catedral Nossa Senhora da Vitoria
Fotos: Yasmin.