A tradicional Semana Santa em Oeiras segue por mais de dois séculos e reúne, todos os anos, multidão de fiéis
A procissão sai às 16h30min da igreja de Nossa Senhora do Rosário e percorre as ruas do Centro Histórico de Oeiras, com parada nos Passos, onde a bênção é invocada e é entoado o canto da Verônica (Maria Beú), que emociona a todos.
Este ano, antes da chegada à praça das Vitórias, no Paço Municipal, onde acontece o Sermão do Encontro das imagens do Bom Jesus com mãe Nossa Senhora das Dores, os romeiros e romeiras foram surpreendidos com forte chuva, com raios, vento e trovões, o que não impediu a manifestação de fé. Os caminheiros que seguem os passos do Bom Jesus se tornam peregrinos de esperança, que em meio ao calor, caem do céu as bençãos da chuva para trazer uma atmosfera ainda mais orante nesse momento que marca a vida dos filhos da terra e de todos os devotos que participam.
O Sermão do Encontro foi proferido por Dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas-Tocantins, que participou de toda a caminhada, acompanhando o bispo de Oeiras, Dom Edilson Nobre.
Um dos momentos mais aguardados é o encontro de Jesus com sua mãe Maria, a Mãe das Dores que sofre ao ver o filho amado sendo levado ao Calvário, humilhado e crucificado.
Após o Sermão, a procissão seguiu, e as duas imagens sacras foram levadas pela multidão de fiéis até a Catedral onde permaneceram para momento de visita e oração.
Por: Dalva Carvalho, correspondente da Paroquia Nossa Senhora da Vitoria
Fotos: Yasmin.