Diocese de Oeiras regulamenta decreto para eliminação de taxas e esportulas

Compartilhe:

Em consonância com a província Eclesiástica de Teresina, considerando o Decreto nº 01/2024, que aboliu as esportulas dos sacramentos do Batismo, Crisma, Matrimonio e Eucaristia, a Diocese de Oeiras regulamentou o DECRETO, considerando algumas particularidades.

Para Dom Edilson Nobre, os bispos do Piauí resolveram abolir essas taxas para evitar o equívoco de que os sacramentos são comercializados. Ele explica ainda que o decreto não se aplica às celebrações realizadas em horários extraordinários: “Cada diocese publicará a sua regulamentação, uma vez que cada Igreja particular possui a sua realidade local”, explicou.

Ressaltou ainda que “esta decisão não significa dizer que a Igreja não precise da ajuda dos fiéis. Ela Precisa, e precisa muito. Portanto, é fundamental que os fiéis se conscientizem em relação a corresponsabilidade colaborando com o dízimo nas suas paróquias”, enfatizou Dom Edilson. E acrescentou: “Precisamos amadurecer a consciência do dízimo, aderindo a esta prática como sinal concreto de nossa fé e, assim, garantirmos a dignidades dos nossos ministros ordenados, a manutenção das estruturas utilizadas na ação pastoral e as demais dimensões para as quais o dízimo é destinado: evangelizadora, missionária e caritativa”, pontuou.

O Decreto para Regulamentação de taxas e esportulas na Diocese de Oeiras, entra em vigor no dia 25 de dezembro de 2024.

Veja abaixo o Decreto na íntegra

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts