A Diocese de Oeiras sediou a Assembleia de Presbíteros do Regional NE4 da CNBB, Estado do Piauí, promovida pela Comissão Regional de Presbíteros (CRP), no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, nos dias 18 a 21 de novembro do ano em curso.
A Assembleia foi assessorada pelo Pe. André Luiz do Vale, presidente da Comissão Nacional de Presbíteros, e contou com a presença de 57 padres oriundos das oito dioceses do Piauí. O tema abordado foi: “Presbíteros, testemunhas da esperança”. Com um aceno ao Jubileu 2025 Peregrinos de Esperança.
A abertura aconteceu com as palavras de acolhida do Pe. Juvenal Soares, presidente da Comissão Regional de Presbíteros; de Dom Edilson Nobre, bispo de Oeiras; e de Dom Juarez Silva, arcebispo de Teresina e referencial para a Pastoral Presbiteral neste Regional da CNBB.
O dia 19 teve início com a Santa Missa, presidida por Dom Edilson, que animou a todos a partir das Palavra de Deus: “Abramos a porta e permitamos que o Senhor habite em nosso interior. Deixemo-nos mover segundo o coração do Senhor. Felizes aqueles que conseguem; fazem um bem enorme ao Povo de Deus “. Ainda colocou-se em relevo as três atitudes fundamentais de Zaqueu: a procura de Jesus, o desprendimento e a disponibilidade para os pobres.
A primeira conferência do dia contemplou o texto-base do 19° Encontro Nacional de Presbíteros, e analisou as realidades e desafios dos presbíteros, com suas feridas, mas sobretudo destacando “o positivo, o propositivo e o esperançoso da vida presbiteral “. O grande convite que se faz, a partir do documento papal Spes Non Confundit, é conservar o testemunho dos mártires na missão do ministro ordenado. “A esperança que me faz levar solidariedade aos irmãos, sem abdicar das reservas escatológicas”, pontuou Pe. André. De fato, “para nós cristãos, o futuro tem um nome, e este nome é esperança “, ensina o Papa Francisco.
As outras conferências da Assembleia destacaram as quatro Proximidades do Presbítero no olhar do Papa Francisco, a saber: Proximidade com Deus, com o Bispo, com o Presbitério e com o Povo de Deus. No contexto presbiteral, “a nossa comunhão é uma ação profética na vida dos leigos”, destacou o assessor. E num momento de partilha missionária, o Pe. Welson Barbosa socializou a experiência exitosa do dízimo missionário na Paróquia Imaculada Conceição / Francisco Ayres, Diocese de Oeiras.
A Missa do dia 20 foi celebrada a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, concelebrada pelos padres participantes da Assembleia e presidida por Dom Juarez Silva, metropolita da Província Eclesiástica do Piauí, que, emocionado com o toque dia sinos da Velha Matriz, destacou a missão do presbítero: cuidar aqui e agora das coisas de Deus. Recordou, ainda, que a proximidade de Jesus é com Jerusalém (a Cruz). Todos os presbíteros são chamados a ser testemunhas da esperança, acolhida como dom e profecia.
A Assembleia aprovou uma Carta aos Presbíteros do Piauí e assumiu o retorno da realização anual da Assembleia de Presbíteros, sendo que em 2025 ela acontecerá na cidade e Diocese de São Raimundo Nonato.
A Assembleia teve o seu término com uma bela visita guiada ao Museu de Arte Sacra de Oeiras e um momento de lazer e confraternização.
Por fim, expressou-se assim o Pe. Juvenal: “a Assembleia foi um encontro maravilhoso, com momentos de oração, estudo, partilha, convivência fraterna e lazer. Gratidão a dom Edilson e dom Juarez pela participação. Muito obrigado também a dom Plínio, bispo de Picos, e dom Júlio César, bispo de Floriano, pela visita e mensagem. É muito bom nos encontrarmos como irmãos nesta missão comum: ser presbítero-testemunha da esperança “.
Texto: Pe. Gildásio Sousa
Pascom da Diocese de Oeiras