O SOPRO DE DEUS SUBSISTE EM NÓS

Compartilhe:

 

 

Muitas são as situações e circunstâncias que nos deixam em dúvida e, por vezes, tentados a deixar de lado tudo aquilo que a dúvida tocou com seus inúmeros questionamentos, imaginando ser perda de tempo e loucura parar para refletir, aprofundar, buscar e conhecer.

Ora, toda dúvida, por si mesma, chama à busca pela verdade e leva à purificação do pensamento e do conhecimento, promovendo o discernimento e a verdadeira decisão.

As crianças só descobrem o mundo e chegam ao conhecimento das coisas e realidades, usando muito os cinco sentidos e fazendo muitas perguntas.

Nós, adultos, perdemos a capacidade de descoberta e de conhecimento autêntico da realidade, quanto menos usamos os nossos sentidos e suas intuições e quanto mais deixamos de aceitar as dúvidas e de fazer perguntas.

O Livro do Eclesiástico 17,1-27 descreve, com maestria, como o Senhor nos fez, com quais poderes nos investiu, qual visão temos que ter da vida e qual a meta que devemos estabelecer para nossa existência

Somos obras das mãos de Deus e vivemos do seu Espírito

“Da terra o Senhor criou o homem, e para ela o faz voltar novamente. Concedeu aos homens dias contados e tempo medido, e deu-lhes poder sobre todas as coisas que existem na terra. Revestiu-os com a sua própria força e os criou à sua imagem. Infundiu em todos os seres vivos o temor para com os homens, para que estes dominassem as feras e pássaros. Deu-lhes discernimento, língua, olhos, ouvidos e mente para pensar. Encheu-os de ciência e inteligência, e também mostrou-lhes o bem e o mal. Infundiu o seu temor na consciência deles, para mostrar-lhes a grandeza de suas obras. Eles louvarão o seu nome santo, cantando a grandeza de suas obras. Concedeu aos homens a ciência e lhes entregou como herança a lei da vida.  Fez com eles uma aliança eterna e deu-lhes a conhecer suas sentenças. Os olhos dos homens contemplaram a grandeza da glória de Deus, e seus ouvidos ouviram a majestade de sua voz. E disse a eles: ‘Cuidado para não cometer injustiça!’ E ordenou que cada um se preocupasse com o próximo.

Deus é o Senhor da História e, portanto, da nossa história

“Os caminhos dos homens estão sempre diante de Deus, e não ficam escondidos aos olhos dele. Para cada povo estabeleceu um chefe, mas Israel é a porção do Senhor. Todas as ações dos homens estão diante dele como o sol, e seus olhos observam continuamente a conduta deles. As injustiças que cometem não lhe ficam escondidas, e todos os pecados deles estão diante do Senhor. A esmola que o homem faz é para ele mesmo um selo, e ele conserva uma boa obra como a pupila do próprio olho. Por fim, Deus se levantará para lhes dar a recompensa, devolvendo a cada um o que cada um merece. A quem se arrepende, ele oferece o retorno, e reconforta os que perderam a esperança.”

Nossa meta deve ser a conversão e o louvor a Deus

“Converta-se ao Senhor e abandone o pecado. Suplique diante dele e reduza a ofensa que você lhe fez. Volte para o Altíssimo, vire as costas para a injustiça e deteste profundamente aquilo que ele abomina. Quem louvará o Altíssimo na mansão dos mortos, em lugar dos vivos e de todos os que o glorificam? Os mortos não existem mais e já não louvam; só louva ao Senhor quem tem vida e saúde. Como é grande a misericórdia do Senhor, e o seu perdão para todos os que se convertem para ele! O homem não pode ter tudo, pois o ser humano não é imortal. Nada é mais luminoso que o sol. Todavia, também ele desaparece. O homem, que é carne e sangue, planeja o mal. Deus passa revista ao exército celeste, e os homens são apenas terra e cinza.”

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts