Na manhã do domingo, 26/08/2023, várias caravanas das paróquias que compõem a Diocese de Oeiras, chegaram à praça das Vitórias trazendo as crianças, adolescentes e jovens que vieram participar do Terceiro Encontro Diocesano de Coroinhas, num total de 390 participantes.
Após o café da manhã, uma grande procissão de Coroinhas, adentraram a Igreja Catedral, onde aconteceu a celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edilson Soares Nobre.
Na homilia, Dom Edilson destacou a importância da figura de Jesus que não é só um profeta, mas o Salvador do mundo. E se dirigindo aos Coroinhas e aos casais que estavam encerrando a Semana da Família , ressaltou que Jesus vai se tornando nosso Salvador a medida que fazemos uma experiência de fé e de encontro, através da catequese com a família, na catequese da Igreja, onde aprendemos que Jesus é nosso Salvador, a razão da nossa fé, razão da nossa presença neste mundo. Nos fortalece, nos dá sustentação nas dificuldades, nos ajuda a caminhar e a ser santos. Este Jesus que não pode faltar no seio de uma família. Celebrar a Semana da Família é lembrar que como família católica somos chamados a colocar Jesus no centro de nossa fé, para que não abandonemos o barco.
As palavras de Jesus a Pedro: ” Feliz és tu Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te disse isso, mais o meu Pai que está no céu, que te revelou tudo isso. Então por conta da fé de Pedro, pedra firme que dá sustentabilidade à Igreja, povo de Deus, Jesus diz: ” Tu és Pedro e sobre esta Pedra constituirei a minha Igreja e o poder do inferno não vai prevalecer contra ela. E quem assegurou isso foi Jesus Cristo.
Dom Edilson, concluiu a sua fala dizendo que a Igreja tem uma história belíssima para contar, de homens, mulheres, crianças e jovens que deram testemunho de fé. A alegria que Jesus vem trazer para quem o busca é algo mais profundo, que dará sustento à vida. Eu te darei a chave do Reino dos céu: tudo que ligares na terra será ligado no céu e tudo que desligares na terra será desligado no céu. Neste sentido Jesus manifesta a Pedro a possibilidade de ligar e nos manter unidos para que essa ligação permaneça até o fim para que juntos possamos ser levados ao céu.
Após a missa os Coroinhas saíram em procissão até o Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, onde participaram de palestras e Gincana Bíblica. O momento encerrou com almoço e o retorno das caravanas às suas respectivas paróquias.
Por: Dalva Carvalho
Fotos: Icaro Gabriel