57ª AG – Dom José Belisário apresenta o tema central da 57ª AG da CNBB

“As Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil não são um plano, mas sim uma inspiração para o trabalho evangelizador da Igreja” – Com essas palavras, o arcebispo de São Luís (MA) e coordenador da comissão de redação do texto das novas diretrizes, dom José Belisário, apresentou aos jornalistas presentes na primeira coletiva de imprensa da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na tarde de ontem, 01 de maio, o tema central do encontro.

Durante a coletiva, dom Belisário apresentou o processo de construção do texto que será aprovado até o próximo sábado, 4 de maio pelo episcopado brasileiro. De acordo com o bispo, o texto, que começou a ser construído em agosto de 2018, teve sua primeira redação enviada para todos os bispos do Brasil em janeiro de 2019. “Os bispos devolveram as impressões, alguns com sugestões pontuais de mudanças, emendas e supressões. A partir das sugestões recebidas, o texto foi adaptado, contemplando quase todas as observações”, declarou o bispo.

Dom Belisário ressaltou, que, “as eleições para a presidência da CNBB acontecem após a aprovação do texto das Novas Diretrizes, pois é a partir dela que se pensa os novos rumos para a Conferência”.

Os quatro pilares – Dom Belisário disse aos jornalistas que o texto apresentado aos bispos procura traduzir as preocupações da Igreja no Brasil. “Há uma predominância da cultura urbana em todo o Brasil e ousamos apresentar este plano de fundo na construção do material. Nós vivemos em uma realidade diferenciada com situações de mudanças muito profundas. Desta forma tentamos, com o texto que que a comissão de redação produziu, dar continuidade na construção da Casa de Deus, colocando em evidencia os pilares sob os quais esta casa é construída, disse.

O primeiro pilar apresentado no texto das novas diretrizes é o da ‘Palavra de Deus’ que é o fundamento do processo de evangelização; seguido pela ‘Liturgia’, que apresenta a espiritualidade da Igreja; o terceiro pilar é a ‘Caridade’, que ajuda o povo de Deus a construir um mundo melhor e o quarto é a ‘Missão’, pois a Igreja, segundo o bispo, não vive para ela mesma.

De quatro em quatro anos, o tema central da Assembleia Geral da CNBB sempre é a atualização das Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Da tarde de ontem (01) até o próximo sábado (04), a programação da 57ª Assembleia Geral da CNBB será especialmente voltada ao estudo e aprimoramento do texto apresentado para os bispos.

Por Franklin Machado

Fonte: http://www.cnbb.org.br/