28ª Assembleia Regional de Pastoral aprofunda estudos sobre a missão do laicato

Com o tema central: “Cristãos, leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino” e o lema  “SAL da terra e LUZ do mundo” (Mt 5, 13-14) teve inicio nesta quinta-feira, 26/07/2018, a  28ª Assembleia Regional de Pastoral – CNBB Nordeste IV, no Centro de Treinamento Pe. Tony Batista, em Teresina. Estão presentes todos os bispos das dioceses que compõem o regional e suas respectivas representações.

Da Diocese de Oeiras, participam da assembleia, Dom Edilson Nobre, bispo diocesano, Pe. Juvenal Soares, representante do clero, pe. Rogério Santos, coordenador de pastoral, Salomé Carneiro, Anatália Santos e Dionísio Mulatinho, membros do Conselho diocesano de leigos.

A assembleia tem como objetivo fortalecer, nas Dioceses do Regional Nordeste IV, o Conselho Diocesano de Leigos, bem como animar e despertar os cristãos leigos e leigas para a vivência da fé, especialmente na sociedade, assumindo, na comunidade, ministérios, visando a construção do Reino de Deus, a partir das propostas indicadas no Documento 105 da CNBB e tem como assessor  Sr. Laudelino Augusto Santos Azevedo, assessor da Comissão Especial para o Ano do Laicato (CNBB).

Para Dom Edilson Nobre, bispo diocesano de Oeiras,  aprofundar este tema “é trazer a reflexão o modo como a Igreja deve lidar com o leigo, principalmente no ambiente social. A Igreja sem essa consciência sobre o papel do leigo na missão,  fica a desejar com o seu papel na sociedade. Então, quanto mais experimentamos detalhadamente este tema, do quanto o leigo tem esse papel decisivo, mais entendemos e vemos como agir para sermos uma Igreja acolhedora e missionária”, pontuou.

Serão trabalhados ainda os temas “Congresso Americano Missionário (CAM)” e “Projeto Juvenil – IDE”. A assembleia termina no dia 28/07.