NA BASE DE TUDO ESTÁ O SONHO DE DEUS

Compartilhe:

 

Precisamos de sonhos!

Os sonhos são puxadores da nossa vida; são propulsores de esperança; são canais de energia renovadora; são fonte de inspiração; são motivações e excelentes combustíveis que nos ajudam alçar vôo para o infinito. Quem não tem sonho está fadado ao desespero, à morte e ao aniquilamento.

O sonho de Deus está expresso na criação e, nela, o ser humano ocupa um lugar de destaque. Tal é o amor de Deus por nós, sua obra prima, que, não nos abandonou à nossa própria à sorte mas, nos recria a cada dia resgatando-nos, salvando-nos, libertando-nos, perdoando-nos e trazendo-nos para a consciência do sonho originário do qual fazemos parte: seu infinito amor e predileção.

Desde Adão e Eva temos absolutizado as nossas prerrogativas e vontades, em detrimento a vontade e o amor de Deus. Negamos o paraíso e, entre nossas obstinações, insistimos no fratricídio iniciado por Caim, na confusão das línguas fundada em Babel, nas guerras, na violência, na opressão e em todas as criações humanas que, diuturnamente, afrontam e negam a vida e a paz.

Em nossas mãos está o resgate da dignidade da vida, expresso em relacionamentos saudáveis, fraternos e humanos, com a responsabilidade diária pelo bem viver.

O livro do Eclesiástico, com substanciosa clareza, nos apresenta, no capítulo 17, três estágios do comprometimento e responsabilidade com a vida e sua dignidade:

Origem e fundamento: “Da terra o Senhor criou o homem, e para ela o faz voltar novamente. Concedeu aos homens dias contados e tempo medido, e deu-lhes poder sobre todas as coisas que existem na terra. Revestiu-os com a sua própria força e os criou à sua imagem. Infundiu em todos os seres vivos o temor para com os homens, para que estes dominassem as feras e pássaros. Deu-lhes discernimento, língua, olhos, ouvidos e mente para pensar. Encheu-os de ciência e inteligência, e também mostrou-lhes o bem e o mal. Infundiu o seu temor na consciência deles, para mostrar-lhes a grandeza de suas obras. Eles louvarão o seu nome santo, cantando a grandeza de suas obras. Concedeu aos homens a ciência e lhes entregou como herança a lei da vida. Fez com eles uma aliança eterna e deu-lhes a conhecer suas sentenças. Os olhos dos homens contemplaram a grandeza da glória de Deus, e seus ouvidos ouviram a majestade de sua voz. E disse a eles: ‘Cuidado para não cometer injustiça!’ E ordenou que cada um se preocupasse com o próximo”.

Deus presente e atuante na história: “Os caminhos dos homens estão sempre diante de Deus, e não ficam escondidos aos olhos dele. Para cada povo estabeleceu um chefe, mas Israel é a porção do Senhor. Todas as ações dos homens estão diante dele como o sol, e seus olhos observam continuamente a conduta deles. As injustiças que cometem não lhe ficam escondidas, e todos os pecados deles estão diante do Senhor. A esmola que o homem faz é para ele mesmo um selo, e ele conserva uma boa obra como a pupila do próprio olho. Por fim, Deus se levantará para lhes dar a recompensa, devolvendo a cada um o que cada um merece. A quem se arrepende, ele oferece o retorno, e reconforta os que perderam a esperança”.

A conversão e o louvor a Deus: “Converta-se ao Senhor e abandone o pecado. Suplique diante dele e reduza a ofensa que você lhe fez. Volte para o Altíssimo, vire as costas para a injustiça e deteste profundamente aquilo que ele abomina. Quem louvará o Altíssimo na mansão dos mortos, em lugar dos vivos e de todos os que o glorificam? Os mortos não existem mais e já não louvam; só louva ao Senhor quem tem vida e saúde. Como é grande a misericórdia do Senhor, e o seu perdão para todos os que se convertem para ele! O homem não pode ter tudo, pois o ser humano não é imortal. Nada é mais luminoso que o sol. Todavia, também ele desaparece. O homem, que é carne e sangue, planeja o mal. Deus passa revista ao exército celeste, e os homens são apenas terra e cinza” (Eclo 17,1-27)

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

VIVENDO A SEMANA SANTA

A semana santa está ai! Começa neste dia 24 de março. Vamos vivenciá-la Começando pelo Domingo de Ramos, a Semana Santa nos permite celebrar, mais

LEIA MAIS

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts