1ª Assembleia Diocesana de Iniciação à Vida Cristã é realizada na Diocese de Oeiras

Realizou-se nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2020, no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, em Oeiras – Piauí, a 1ª Assembleia Diocesana de Iniciação à Vida Cristã.

Iluminados pelo Tema “Itinerários: caminhos para o discipulado” e pelo Lema “Eis aqui a água. Que impede que eu seja batizado?” ( At 8,36), a assembleia contou com a participação de 103 pessoas representando as paróquias e áreas pastorais da Diocese: catequistas, agentes da pastoral familiar, pastoral do batismo, jovens e pessoas engajadas em equipes de preparação de liturgia. Marcaram presença os padres: Welson, Rogério, Gildásio, José Francisco de Sousa, José Raimundo, Luzeilson, Chagas, Juarez e o bispo diocesano Dom Edilson Nobre e as religiosas irmã Teresinha e Laudi.  O encontro foi assessorado pela Ir. Jurema, da congregação Paulina, atualmente reside em Porto Alegre- RS.

A Iniciação à Vida Cristã é o caminho gradual e continuo que envolve a pessoa batizada, grupos e comunidades – Igreja no processo mistagógico da alegre revelação dos mistérios da fé, isto é, dos segredos e dos planos de amor e salvação de Deus, revelado na escritura sagrada. esta iniciação requer uma opção pessoal pelo encontro com a pessoa de Jesus cristo. Esta assembleia visa proporcionar as comunidade paroquiais um novo jeito de realizar o processo de Iniciação à Vida Cristã, que leve a uma maior conversão a Jesus Cristo, forme discípulos, renove a comunidade eclesial e suscite missionários que testemunhem sua fé na sociedade.

Para Rossana Ferreira, articuladora diocesana de Iniciação à Vida Cristã, esta Assembleia é um marco para a caminhada da IVC na Diocese e a Comissão sente-se  muito feliz e esperançosa pela realização desta 1ª Assembleia Diocesana de Iniciação à Vida Cristã ( ressaltou que não mais restrita apenas a catequese), e sim envolvendo a pastoral familiar, ECC, juventude , liturgia, catequistas  e pastoral do batismo.

A assembleia teve inicio na noite da sexta-feira (14) com o jantar, seguido da mística de abertura e conferência.  No sábado, pela manhã aconteceu a santa Missa, presidida pelo pe. Welson, coordenador do setor diocesano de catequese. Após o café foram trabalhados os itinerários para o batismo de crianças, para a iniciação cristã de crianças, jovens e adultos. Na parte da tarde, reunidos em grupos, os participantes avaliaram a caminhada da iniciação à vida cristã na diocese de Oeiras. Finalizou-se a Assembleia com a oração de envio.

Na ocasião, Dom Edilson Nobre apresentou o Pe. Welson Barbosa como o novo Coordenador Diocesano da Comissão de Iniciação à Vida Cristã.