INTRODUÇÃO
A Igreja Católica no Brasil promove Mutirões de Comunicação desde 1998. Estes Mutirões acontecem em âmbitos nacional, regional e diocesano. O Regional Nordeste 4, que abrange as Igrejas Particulares do Estado do Piauí (Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Picos, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato e Bom Jesus do Gurguéia), estará realizando na Diocese de Oeiras este evento nos dias 01 a 03 de julho de 2022, na cidade de Oeiras-PI.
O evento tem como meta reunir 250 comunicadores, incluindo clérigos, religiosos (as), professores, estudantes de comunicação, comunicadores populares e agentes da Pastoral da Comunicação, de todas as Dioceses mencionadas, além de alguns convidados de outros Regionais.
JUSTIFICATIVA E FUNDAMENTAÇÃO
Ao longo da história, a Igreja Católica tem se pronunciado a respeito dos Meios de Comunicação Social, chamando a atenção para os benefícios e malefícios que podem trazer para a humanidade, se não forem usados com retidão.
Na V Conferência Episcopal Latino Americana, realizada em Aparecida (São Paulo, Brasil), no ano de 2007, os bispos latino-americanos dedicam parte do capítulo X à Pastoral da Comunicação. No Documento final da Conferência de Aparecida, os bispos afirmam: “A revolução tecnológica e os processos de globalização formatam o mundo atual como grande cultura midiática”(cf. nº 484). “Em nosso século tão influenciado pelos meios de comunicação social, o primeiro anúncio, a catequese, ou o posterior aprofundamento da fé não podem prescindir desses meios. Colocados a serviço do Evangelho, eles oferecem a possibilidade de difundir quase sem limites o campo de audiência da Palavra de Deus, fazendo chegar a Boa Nova a milhões de pessoas”(cf. nº 485).
No número 486 do mesmo documento, os bispos assumem formalmente um compromisso com a comunicação e os comunicadores: “A fim de formar discípulos missionários nesse campo, nós, bispos reunidos na V Conferência, comprometemo-nos a acompanhar os comunicadores, procurando: conhecer e valorizar a nova cultura da comunicação; promover a formação profissional na cultura da comunicação de todos os agentes e cristãos; formar comunicadores profissionais competentes e comprometidos com os valores humanos e cristãos na transformação evangélica da sociedade…; estar presente nos meios de comunicação de massa: imprensa, rádio e tv, cinema digital, sites de internet…”, entre outros compromissos.
Em 2014, a CNBB publicou o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, documento de número 99, com o objetivo de “atualizar e aprofundar os conhecimentos e referências, tanto de seus pastores quanto de seus fiéis sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade, tendo presentes as mudanças pelas quais o mundo vem passando, entre as quais se encontra o avanço acelerado das tecnologias a Igreja. No texto em que apresenta” (n. 03).
O número 218 do referido documento, afirma: “Se de um lado, os recursos da informação encontram-se cada vez mais acessíveis… de outro, o domínio das linguagens da comunicação para a produção e difusão de mensagens continua necessitando de cuidados especiais, dada a especificidade do contexto civilizatório contemporâneo, cada vez mais exigente. Uma formação inicial para a gestão dialógica da comunicação e para o manejo das tecnologias por parte dos agentes pastorais deve estar nos planos das Igrejas particulares”.
Com o intuito de responder a estes desafios a Igreja vem realizando Mutirões de Comunicação em âmbitos Nacional, Regional e Diocesano desde 1998. Estes Mutirões de Comunicação foram idealizados com um objetivo bem específico: “refletir sobre os caminhos e as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a Sociedade Brasileira e a Cultura Contemporânea, no campo da Comunicação”.
O Regional Nordeste 4, que abrange as 08 dioceses do Estado do Piauí, pretende, nos dias 01 a 03 de julho de 2022 oferecer esse serviço com a realização Muticom Regional na cidade de Oeiras. A nossa meta é reunir 250 pessoas oriundas destas circunscrições para tratar do tema “Educar para a comunicação em tempos de novas mídias” e destacar a sua relevância neste contexto sociocultural em que vivemos.
.OBJETIVO DO MUTICOM
O Mutirão Regional de Comunicação tem como objetivo reunir estudantes de comunicação, comunicadores populares, profissionais, pesquisadores, agentes de pastoral e autoridades eclesiásticas para refletirem, conjuntamente, sobre a democratização e as políticas de comunicação, as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea no campo da Comunicação Social. Dessa forma, o Mutirões se converte num espaço de construção conjunta de novas práticas comunicacionais a sinalizar com novas balizas o pensamento da comunicação no ambiente da Igreja e da sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
DESENVOLVIMENTO DO MUTIRÃO
A proposta do Mutirão, a partir do tema “Educar para a comunicação em tempos de novas mídias” é envolver estudantes de comunicação, comunicadores populares, professores e profissionais da área no debate sobre a comunicação e os meios de difusão de informações.
O Mutirão de Comunicação se desenvolverá através de Conferências e Oficinas. As Conferências abordarão temas da atualidade sobre a comunicação e os seus desafios. As Oficinas serão o espaço de ensino-aprendizagem que proporcionarão maior capacitação no uso das ferramentas das novas tecnologias de comunicação.
CONCLUSÃO
O que pretendemos com o Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 4 é manter viva a relação dialógica com a sociedade, mais especificamente, com os meios de comunicação social e os profissionais da comunicação a eles ligados. Almejamos criar laços de inter-relação e de interação na forma de ver, pensar e usar os meios de comunicação.
A Igreja, para usar bem os meios de comunicação a serviço da evangelização, necessita apropriar-se das técnicas comunicacionais dos meios modernos. O Mutirão de Comunicação favorecerá essa “apropriação” e ampliará conhecimentos com o mundo acadêmico da comunicação.