Viver da Eucaristia: Uma ousadia da Fé!

Compartilhe:

CORPUS CHRISTI não é mais um feriado perdido entre tantos feriados. Corpus Christi é a festa do Corpo de Cristo com uma manifestação pública desta fé.

“A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja. ‘Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo’ (Mt 28, 20).

O Concílio Vaticano II justamente afirmou que o sacrifício eucarístico é ‘fonte e centro de toda a vida cristã’ (Lumen gentium, 11). Com efeito, ‘na santíssima Eucaristia, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a vida mediante a sua carne vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo’ (Presbyterorum ordinis, 5). Por isso, o olhar da Igreja volta-se continuamente para o seu Senhor, presente no sacramento do Altar, onde descobre a plena manifestação do seu imenso amor.

Pela participação no sacrifício eucarístico de Cristo, fonte e centro de toda a vida cristã, os fiéis oferecem a Deus a vítima divina e a si mesmos juntamente com ela. O sacrifício eucarístico torna presente não só o mistério da paixão e morte do Salvador, mas também o mistério da ressurreição, que dá ao sacrifício a sua coroação. Por estar vivo e ressuscitado é que Cristo pode tornar-se ‘pão da vida’ (Jo 6, 35.48), ‘pão vivo’ (Jo 6, 51), na Eucaristia” (Ecclesia de Eucharistia, João Paulo II).

A Palavra de Deus e a Eucaristia são as duas fontes inesgotáveis de nossa espiritualidade e é preciso saber integrá-las na vida. “É preciso retornar sempre ao Evangelho… Se não vivemos o Evangelho, Jesus não vive em nós” (Pe. Huvelin a Carlos de Foucauld). “É necessário impregnar-nos sempre do espírito de Jesus, lendo e relendo, meditando e tornando a meditar, continuamente, suas palavras e seus exemplos: que sua ação em nossas almas seja como a gota d´água que cai e recai sobre uma pedra, sempre nos mesmo lugar” (Louis Massignon a Carlos de Foucauld).

Se o Evangelho é o meio de acesso a Jesus e, ao mesmo tempo, seu modo de pregação, é na Eucaristia que podemos encontrar “fisicamente” o nosso Bem-Amado, Irmão e Senhor Jesus e onde poderemos permanecer na sua amizade e companhia. A presença de Jesus na Eucaristia é a culminância da sua presença encarnada entre nós. O mesmo Jesus que viveu na Judéia e na Galiléia vive, agora, na Eucaristia. A amizade que brota da relação recíproca entre Adorado e adorador está sempre a serviço da imitação-seguimento que nos assemelha a Jesus e ao seu Evangelho. Essa semelhança conduz à evangelização e estabelece uma espécie de circulação entre presença-amizade-amor-eucaristia-imitação-evangelização.

“A Eucaristia é um tesouro inestimável: não só a sua celebração, mas também o permanecer diante dela fora da missa permite-nos beber na própria fonte da graça. Uma comunidade cristã que queira contemplar melhor o rosto de Cristo, não pode deixar de desenvolver também este aspecto do culto eucarístico, no qual perduram e se multiplicam os frutos da comunhão do corpo e sangue do Senhor” (Ecclesia de Eucharistia, 25).

A Eucaristia é essencialmente Jesus que entrega a vida por nós. É um apelo a entrar no seu sacrifício e na sua doação. Ele passa então facilmente do “Sacramento do altar” para o “Sacramento do irmão”, para o “sacramento do pobre”.

Existe um laço indissociável entre a Eucaristia e os pobres, entre Eucaristia e compromisso na luta pela justiça. É significativo que, no lugar onde os Sinóticos narram a instituição da Eucaristia, o evangelho de João proponha, ilustrando assim o seu profundo significado, a narração do “lava-pés”, gesto este que faz de Jesus mestre de comunhão e de serviço (cf. Jo 13, 1-2).

Aquele que disse: “Isto é meu Corpo”, também afirmou; “Tu me vistes com fome e não me destes de comer”, e ainda: “Todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.” (Charles de Foucauld).

Vivamos, pois, da Eucaristia!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts