Vigília Pascal é celebrada com muita alegria na Igreja Catedral

A Celebração da Vigília Pascal, deu-se início no patamar da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória, as 10:00 horas, deste sábado, 31.03.2018,  sucedendo com o momento da Cantoria ao Ressuscitado. Dom Edilson Nobre, bispo diocesano, presidiu a cerimônia concelebrada pelos padres: Possidônio Júnior e Jose Francisco, administrador e vigário Paroquial da Catedral. Ao redor da fogueira  foi feito a benção do fogo  novo e a confecção do círio com a incisão dos cravos, após este momento os fiéis acenderam suas velas e se dirigiram para o interior da igreja.

O seminarista Nailson proclamou a páscoa com o solene cântico do EXULTET. A Santa Missa continuou com as leituras e salmos proclamado pelos fiéis, após a última leitura proclamada os sinos da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória, repicaram e a imagem secular do Cristo Ressuscitado entrou solenemente no interior da Igreja. Prosseguindo com as leituras do Novo Testamento.

Dom Edilson destacou em sua homilia que devemos anunciar que Jesus está vivo, a liturgia de hoje nos faz esse convite através de toda simbologia e que ao falarmos de Jesus que seja na imagem do Cristo que venceu a cruz e que a Pascoa de Jesus seja de fato a alegria, a transformação e a vida nova que precisamos.

Com bastante atenção e silêncio, a vigilia prosseguiu-se com a benção da água batismal e a renovação das promessas do Batismo, seguida com a liturgia eucarística como de costume. A cerimônia litúrgica de hoje é cheia de simbologias e significados, celebramos a Mãe de todas as vigílias, a Páscoa da Ressurreição de Jesus, a maior de todas as festas da Igreja por que é a festa da Vida, e da Vida em plenitude.