VIDA E MORTE COMPORTAM AS MESMAS EXIGÊNCIAS

Compartilhe:

Viver para que? Morrer por que?

Todos os dias, em diversas situações do cotidiano, enfrentamos questionamentos sobre a vida e a morte, o viver e o morrer. E, é claro, não é qualquer resposta que dará conta da complexidade da vida e da morte porque viver e morrer, embora façam parte da contingência humana, tem um sentido, uma razão e um propósito que bancam nossa existência neste mundo repleto de abismos.

Sabemos, entretanto, que a visão, a postura e a prática que temos diante da morte está, diretamente, relacionada à visão, postura e pratica que temos diante da vida. Vida e morte estão dentro do mesmo mistério e comportam as mesmas exigências: Deus! “Porque nenhum de vocês vive para si mesmo, e ninguém morre para si mesmo. Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor. Cristo morreu e voltou à vida para ser o Senhor dos mortos e dos vivos” (Rm 14,7-9).

Consideremos então alguns pensamentos bíblicos:

Eclesiastes 7,2-7: Usar o discernimento para não viver de modo dissoluto.

“É melhor ir a uma casa onde há luto do que ir a uma casa onde se faz festa, pois aquele é o fim de todo homem e faz, desse modo, quem está vivo refletir. É melhor a tristeza do que o riso, porque, debaixo de um rosto triste, o coração pode estar alegre. O pensamento do sábio está na casa onde há luto, mas o pensamento do insensato está na casa onde se faz festa. É melhor ouvir a repreensão do sábio do que o elogio dos insensatos, porque assim como crepitam os gravetos debaixo do caldeirão, tal é o riso do insensato. Isso também é fugaz, porque a extorsão torna insensato o sábio, e o suborno lhe corrompe o discernimento”

Eclo 38,16-23: Repeitar o luto mas, não cultuar a morte

“Meu filho, derrame lágrimas pelo morto, e faça luto como alguém que sofre profundamente. Depois enterre o cadáver segundo o costume, e não deixe de honrar o túmulo dele. Chore amargamente, bata no peito e observe o luto proporcional à dignidade do morto, durante um ou dois dias, para evitar os comentários do povo; e depois console-se de sua tristeza. Porque a tristeza leva para a morte, e qualquer aflição do coração consome as forças. Na desgraça a tristeza permanece, e uma vida triste é insuportável. Não entregue seu coração à tristeza, mas afaste-a, pensando no fim que você terá. Não se esqueça: da morte não há retorno. Sua tristeza em nada servirá ao morto, e você acabará se prejudicando. Lembre-se: a sorte dele será também a sua. Eu ontem, e você hoje. Quando o morto repousa, pare de pensar nele. Console-se, porque o espírito dele já partiu.”

1Ts 4,13-14: Esperança em Cristo Ressuscitado

“Irmãos, não queremos que vocês ignorem coisa alguma a respeito dos mortos, para não ficarem tristes como os outros que não têm esperança. Se acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, acreditamos também que aqueles que morreram em Jesus serão levados por Deus em sua companhia.”

Jo 11,21-27: Jesus é a Ressurreição e a Vida (a morte de Lázaro)

“Então Marta disse a Jesus: ‘Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas ainda agora eu sei: tudo o que pedires a Deus, ele te dará.’ Jesus disse: ‘Seu irmão vai ressuscitar.’ Marta disse: ‘Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia.’ Jesus disse: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e acredita em mim, não morrerá para sempre. Você acredita nisso?’ Ela respondeu: ‘Sim, Senhor. Eu acredito que tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir a este mundo’.”

Não deixemos a vida solta no ar. Respostas de fé é que dão ao viver e ao morrer uma razão, um sentido e um propósito. Diferentemente dos animais, dos vegetais e dos minerais, nós podemos viver e morrer fazendo tudo valer a pena. Que tal?

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts