Tudo junto sim, mas, não misturado…

Compartilhe:

 

“Tudo junto” e misturado por que? Não! Isso só funciona com salada de frutas, vitamina, baião de dois e outros pratos da culinária. Com gente é diferente; ao menos para a fé é diferente. Para a fé a dinâmica do ‘ tudo junto’ nunca é misturado mas, se articula e se completa em dois níveis: nível da relação interpessoal (com o outro) o ‘tudo junto’ pressupõe, identificado e integrado pois, cada um é único e irrepetível e, o nível da relação com o transcendente (com Deus), o ‘tudo junto’ escolhido e configurado porque, “não fomos nós que amamos a Deus, mas, foi Deus que nos amou primeiro e nos enviou seu Filho” (1Jo 4,10).

Quanto ao nível da relação interpessoal (com o outro) entendemos que, todo relacionamento é uma riqueza sem fim porque, traduz o mistério da soma e da multiplicação, por causa da beleza e da grandeza de cada um. De fato, cada um é único e, só poderá se integrar, verdadeiramente, com uma ou mais pessoas se não se confundir com o outro mas, pelo contrário, pela consciência de si mesmo, aceita-se, compreende-se, identifica-se, ama-se e, por isso, abre-se como alguém que sabe-se identificado e integrado. A imagem paulina do corpo místico de Cristo nos ajuda a compreender a força do ‘eu’ e do ‘tu’ na formação do ‘nós’ como intercomunicação do ser pessoa.

1Cor 12,12-20: “De fato, o corpo é um só, mas tem muitos membros; e no entanto, apesar de serem muitos, todos os membros do corpo formam um só corpo. Assim acontece também com Cristo. Pois todos fomos batizados num só Espírito para sermos um só corpo, quer sejamos judeus ou gregos, quer escravos ou livres. E todos bebemos de um só Espírito. O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. Se o pé diz: ‘Eu não sou mão; logo, não pertenço ao corpo’, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. E se o ouvido diz: ‘Eu não sou olho; logo, não pertenço ao corpo’, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se o corpo inteiro fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo ele fosse ouvido, onde estaria o olfato? Deus é quem dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. Se o conjunto fosse um só membro, onde estaria o corpo? Há, portanto, muitos membros, mas um só corpo.”

Ser membro um do outro é o que dá sentido à existência de cada um como membro. O corpo não é um conglomerado de membros justapostos ou misturados mas, articulados uns aos outros.

Quanto ao nível da relação com o transcendente vislumbramos o máximo da generosidade e solidariedade divina para conosco. Deus se aproxima de nossas distâncias e nos torna partícipes de seu ser, com a possibilidade, garantida, de darmos frutos sempre. Uma vez que fomos escolhidos por ele, a condição para os frutos é permanecer nele, com ele e por ele, como configurados. A imagem joanina da videira e dos ramos é uma linguagem que explicita os elementos desta união.

Jo 15,1-8: “Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em mim, o Pai o corta. Os ramos que dão fruto, ele os poda para que dêem mais fruto ainda. Vocês já estão limpos por causa da palavra que eu lhes falei. Fiquem unidos a mim, e eu ficarei unido a vocês. O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Vocês também não poderão dar fruto, se não ficarem unidos a mim. Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados. Se vocês ficam unidos a mim e minhas palavras permanecem em vocês, peçam o que quiserem e será concedido a vocês. A glória de meu Pai se manifesta quando vocês dão muitos frutos e se tornam meus discípulos.”

Permanecer em Cristo tem que ver com a comunidade de fé, onde o exercício do amor que acolhe e dispõe para a missão, também, apoia e protege; isso é fruto do Espírito que gera paz e a faz crescer.

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts