SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA

Todos os anos, no mês de setembro, a Igreja chama a todos para voltar-se, com ênfase e especial zelo, para a Sagrada Escritura, estudando um texto ou um livro da Bíblia, para melhorar aspectos importantes do seguimento e da missão que recebemos.

No mês da Bíblia deste ano o livro de estudo é Josué. O Tema é tirado do próprio livro de Josué: “O Senhor teu deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1,9).

Existe todo um trabalho em torno desta atividade que envolve o Brasil todo, criando uma dinâmica de participação, inclusive com a produção de subsídios, dentre os quais, um livro de estudo.

Na Introdução do Livro de estudo, fica esclarecido que: “O ‘Mês da Bíblia’ é uma atividade da Igreja do Brasil, iniciada em 1971, e pretende ser um tempo privilegiado para aprofundar o estudo de um livro ou uma temática bíblica. O tema do Mês da Bíblia de 2022 é o Livro de Josué e o lema é ‘O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes’ (Js 1,9). Eles foram escolhidos pela Comissão Pastoral de Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e por outras instituições bíblicas, entre elas, o Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas).”

Na mesma introdução são apresentadas as motivações temáticas: “O motivo principal para a escolha do Livro de Josué é a comemoração dos 200 anos da “Independência do Brasil” (1822). Desse modo, desejamos que, ao estudar a entrada do povo hebreu na Terra Prometida e a distribuição da terra entre as tribos, conforme narra o Livro de Josué, possamos também refletir sobre a importância da terra em nossa história, alimentar a esperança e perceber em toda a trajetória do povo brasileiro a presença benevolente de Deus, que conduz a história.”

Aproveitando ainda das informações presentes na introdução do livro de estudo do mês da Bíblia, “O Livro de Josué, no Antigo Testamento (AT), dá início aos livros denominados históricos, sendo o primeiro na se quência dos escritos bíblicos após os livros que compõem o Pentateuco. Na Bíblia hebraica, isto é, no AT, esse livro está inserido no bloco dos chamados “profetas anteriores”, dado que Josué é considerado um profeta, pois Deus lhe revelou a sua vontade, que deveria ser transmitida ao povo (Js 1,1; 4,15-16), à semelhança de Moisés.”

O livro de Josué é uma viagem interessante para o centro da experiência do Povo de Deus que, liderado por um jovem imbuído do espírito de Moisés, precisa fazer escolhas de fidelidade, tendo em vista a Aliança do próprio Deus presente e atuante em seu meio.

“O tema central do Livro de Josué é a entrada do povo de Deus na Terra Prometida, após a longa travessia pelo deserto, em busca da libertação da escravidão do Egito (Ex-Dt) e do cumprimento das promessas feita aos patriarcas e matriarcas (Gn 12-50). A entrada na terra de Canaã é o resultado da ação conjunta das tribos sob a liderança de Josué. Porém, isso só será possível por causa da presença do Senhor e da fidelidade do povo aos seus mandamentos. Além da tomada de posse da terra (Js 1-12), temos a sua distribuição entre as tribos (Js 13-22).”

Vale a pena entrar nesse estudo e descobrir, em cada página do livro de Josué, a inquietante luta para manter a memória do Deus presente, numa história da libertação e numa caminhada que aponta para a construção de uma grande nação.

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em

Pe. Carlos Alberto Nascimento, SDB

Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (Sociedade de São Francisco de Sales) Data de Nascimento:07/08/1987 Data de Ordenação Sacerdotal: 08/12/2018       Endereço: