Sermão do Fogaréu proferido pelo Pe. Paulo Henrique

Compartilhe:

Sermão do Fogaréu- 2024

Jesus eu confio em vós!

A quem procurais? Jo. 18,4

Senhor Deus. Pequei Senhor. Misericórdia!

Inspirai-nos Senhor, palavras em ações para que em vós comece e termine tudo aquilo que fizermos.

 Queridos irmãos, filhos dessa terra!

Não estamos aqui pela força da tradição, nem por cumprimento de formalidade. Tão pouco pela obrigação de estar. Estamos aqui porque estamos cansados, sofridos, esgotados pelo peso das cobranças da vida. Todos os que aqui estão, já nem sabe por qual caminho andar, em que porta bater. Já não sabemos em quem mais se pode confiar, e os rumos que virá no amanhã. A decepção nos assola, o pecado nos faz sofrer e a violência nos amedronta.

Temos sede por dias melhores, temos a esperança de vencer. Fomos levados pela correnteza, e seguimos, muitas vezes, o fluxo dos soldados. Eles com um desejo, a gente com a esperança. O desejo deles era o de prender nosso Senhor. O nosso, de sermos vistos e reconhecidos. Às vezes, nos esquecemos até dos nossos nomes e o que somos. Na mais pura verdade, pensamos que somos apenas mais um: ora injustiçados, ora vitoriosos. Ora alegres, ora tristes. Ora trabalhadores, ora desempregados. Ora vítima, ora agressor… assinamos às vezes o atestado da desgraça humana quando dizemos: Dia da caça… dia do caçador.

Mas hoje, uma voz suave vem partir nosso coração. Uma voz sincera ecoa sobre os montes. Uma voz eloquente nos vem colocar no bom caminho. Uma voz do céu, nos reergue do chão do pecado. E que voz é essa? E o que ele vem nos falar?

É a voz de um coração que não se abateu pela inveja. É a voz daquele que não precisa do status de ninguém. É a voz daquele que se fez pobre para te enriquecer. É a voz daquele que se fez servo. É a voz daquele que primeiro me amou. É a voz do homem por excelência. É a voz que só se ouve com o coração.

E o que diz essa voz? O que ele nos quer dizer????

A quem procurais? (X3)

Hoje, ele, o bom Jesus nos dá um espelho. Se perceba!!!

Reconheça hoje a tua pequenez! Reconhece hoje e que teu rosto se cubra de vergonha!!! O quanto que a mancha do pecado te alcançou. Olha tua história, olha tua vida…. quem é você? Um grão de areia, uma gota de água no oceano. Até quando vamos brincar de ser feliz? Até quando vamos brincar com a misericórdia de Deus? Até quando provocaremos para que a mão de Deus pese com força sobre nós? Deus tem feito por ti, homem, muito mais do que você merece! Deus tem feito por mim muito mais do que eu mereço!

Nascemos nús, hoje estamos vestidos.

Um dia doente, hoje curados.

Um dia filhos das trevas, hoje herdeiro dos céus!

Deus tem feito por mim muito mais do que eu precisava ou merecia. Por amor! Um amor sincero, autêntico, puro. Amor no mais puro dos sentidos. Amor verdadeiro é aquele que perpassa pelo olhar da cruz. Amor que dá a vida… é o amor que me alcança.

A pior coisa é a ingratidão. No horizonte da fé … De ser cristão e católico por conveniência (Uma vez por ano pra carregar o andor dos passos, uma vez no ano na missa do natal… se morrer alguém da família eu vou na missa…Vai precisar morrer quantos pra você ir na Igreja?). Nos diz o profeta Isaías: “Procurai o Senhor enquanto se pode achá-lo. Invocai-o enquanto ele está perto”![1] (Quer ir para a Igreja com seus dois pés ou com oito?)

Queira hoje na sua vida somente o que vier das mãos de Deus! Somente o que for fruto do seu trabalho! Tristeza verdadeira é querer viver de status, na sombra de alguém. Cuidado para não estar se comportando como uma falsa elite… (devendo e luxando). Quem tem vida fácil, ou vive com algo roubado ou com algo que não é seu. Quando trabalhamos pra ter, aprendemos a valorizar tudo, para que nada se perca! Aprenda hoje que rico é Deus que é o dono do mundo… passou disso… é pó, cinza, barro e nada. Se hoje somos quem somos, é porque à fortaleza verdadeira está no nome do Senhor.

A quem procurais? A história se repete! De conquistas e derrotas! De bondade e maldade. De generosidades e egoísmos. A mesma geração de homens e mulheres que formaram pessoas santas e de renomada virtude, também geraram homens e mulheres maus. O que tens feito da tua vida? O que tens feito da tua família? O que tens feito dos teus sonhos? Reconhece hoje o teu potencial, e se volte para o Senhor!

Se tua vida está sem rumo, você sabe qual o motivo:

Se sua vida é norteada pelo orgulho… por ele morrerás.

Se sua vida é ditada pelo vício… por ele te acabarás.

Se sua vida é cheia do pessimismo… por ele te isolarás.

Se sua vida é repleta de fraudes e enganos… por eles serás julgado!

Coloca hoje Deus no lugar que ele deve estar no teu coração.

A quem procurais?

Sabe aquela angústia sem nome? Sabe aquela lágrima de emoção e de dor no escuro do teu quarto? Sabe aquela desilusão amorosa? Sabe aquela vontade de desistir ou aquela dor da cobrança da vida? Diz hoje ao teu coração: minha riqueza, é possuir a amizade com Deus. Eu estava procurando aquele que sempre esteve em mim, e que eu sufoquei.  Como Santo Agostinho deixemos que o coração ouça “Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova. Eis que estava dentro… e eu fora”.[2]

Nós homens, (o sexo masculino) é conhecido pela sua valentia, pela bravura, pela coragem. E muitas vezes até pela aparência, pelos músculos ou pela virilidade. Mas de que adianta ter coragem pra tanta coisa, e não se tem coragem pra admitir um erro? Se tem coragem de defender seu patrimônio, e nunca disse aos seus filhos que os amava? Dizer ao mundo que ama sua mãe, viva ou falecida, mas nunca rezou uma Ave Maria para tua mãe celestial?

De que adianta ter coragem para desafiar céus e terra (e até o seu corpo em qualquer coisa passageira), mas não se tem coragem de desafiar teu orgulho no sacramento da reconciliação? (Deus me livre dizer meus pecados a outro homem, me confesso debaixo de uma árvore…viver se escondendo atrás de confissão comunitária (casos extraordinários) … Você é tudo, menos católico. Pois o cristão e católico diz como São João Maria Vianney: “É lindo perceber que existe um sacramento que cura às feridas da alma”.

Peça hoje perdão ao Senhor, se alguma vez você pensou que sinônimo de ser homem é ter a boca suja de palavrões. Se alguma vez entendeu que ser homem é cuspir no chão, depreciar ou violentar a imagem da mulher. Você não é homem pela capacidade de alimentar duas ou três famílias simultaneamente. Mas é homem pelo dom da razão, pelo caráter recebido, e pelos valores que você tem. Sejamos luzeiro de esperança, sejamos hoje homens tementes ao Senhor.

(O mundo precisa entender que nascemos para ser felizes!!!) Dois testemunhos de homens: Como conquistar uma mulher … O testemunho de Thiago… a herança da minha fé)

Para quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve. A quem procurais? Procuramos Jesus Nazareno![3] O salvador da minha vida! Procuro aquele que me tomou pela mão!

Por que procuramos? Porque não se procura o que não faz falta. Procuramos o que nos tem valor e importância. Procuramos a paz que só ele nos dá. Procuramos a esperança de que dias melhores virão. Procuramos os meios para bem crescer a nossa amizade e o compromisso social[4], porque procuramos os caminhos que nos fazem irmãos de todos[5].

Não viemos aqui sem motivo! Não voltaremos de mãos vazias! Podemos até andar na escuridão, mas nós não somos das trevas. Sua luz nos alcançou! Sua presença é a nossa vitória! Por isso trazemos luzes nas mãos! Que essa luz seja reflexo de uma vida iluminada, transformada e revigorada. Que essa luz seja sentida no meu ambiente de trabalho, aqueça minha casa com a sua ternura, e me ajude a discernir quais caminhos por onde eu caminhar.  (Levante sua luz… Olhe para o céu… Na noite escura da tua vida sempre vai brilhar uma luz…)

Hoje não nos enganemos! Não fomos nós que escolhemos estar aqui. Foi ele que nos trouxe, para nos falar ao coração. A quem procurais? Hoje o Bom Jesus nos repete.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…

(Um presente: O testamento espiritual de São Luís de França ao seu filho.)

Oração

Deus me abençoe, Deus me guarde. Deus me ajude, Deus me Ilumine. Deus me conserve na palma de sua mão.

Jesus é meu, eu sou de Jesus. Jesus está comigo e no meu coração. Valei-me Jesus, agora e em toda situação.

Glória ao Pai… Louvemos noite e dia, os nomes santíssimos de Jesus, José e de Maria.

 

Pe. Paulo Henrique de Almeida Silva- SDB

“Para que Cristo seja conhecido e amado”.

 

[1] Cf. Is. 55,6.

[2] Cf. Confissões de Santo Agostinho 10,8.

[3] Cf. Jo. 18,5.

[4] Cf. Campanha da Fraternidade 2024.

[5] Cf. Mt. 23,8.

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts