Na manhã do dia 09 de fevereiro, do corrente ano, as comunidades de São João da Varjota estiveram reunidas em assembleia na Igreja São João Batista, no município de São João da Varjota, com o intuito de aprofundar a importância da criação canônica de uma Área Pastoral e a necessidade de assumir a corresponsabilidade para a manutenção da mesma.
Além dos animadores de comunidades e agentes pastorais, fizeram-se presentes Dom Edilson Nobre, Bispo Diocesano de Oeiras, Padre João de Deus, Pároco da Sagrada Família de Oeiras, os padres Salesianos de Dom Bosco (Padre José Pereira, Padre José Wilker e Padre Carlos Alberto) e autoridades locais.
Após a oração inicial, o Bispo Diocesano conduziu a Assembleia partindo da reflexão sobre o tema: “Chamados e Enviados” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, mantendo a sintonia com o Ano Vocacional e o Ano de Iniciação à Vida Cristã. Dom Edilson, em sua exposição disse: “É necessário arder em nossos corações a paixão por Nosso Senhor Jesus Cristo e o espírito da missão para que esta Área Pastoral que está por ser criada dá certo. É preciso ainda que cada um aqui presente assuma o compromisso de ser agente multiplicador, capaz de envolver outras pessoas nesta missão”.
No desenvolvimento do tema, o prelado lembrou que todos fazem parte de um contexto de Igreja Diocesana, composta por 18 Paróquias e três Áreas Pastorais, já considerando a nova Área Pastoral de São João da Varjota. E que estas circunscrições reunidas formam a Diocese de Oeiras. Dom Edilson os adverte para não se distanciarem nem se isolarem das ações diocesanas, como se fossem uma “ilha” sem conexão com o restante do corpo diocesano.
Lembrou Dom Edilson que “nesta aventura da ação evangelizadora começamos com a cara e a coragem e Deus vai nos capacitando”; e pediu para serem perseverantes na fé e crescerem como evangelizadores participando da formação, buscando sempre mais conteúdo. Lembrou ainda que com o desmembramento da Paróquia aumenta a responsabilidade compartilhada, por isso faz-se necessário intensificar a campanha do Dizimo, que é a fonte principal de renda para manutenção da Área Pastoral, considerando a necessidade de côngruas para o padre, de investimento para ação missionária e a manutenção dos imóveis pertencentes à mesma. Dom Edilson destacou a grande contribuição que foi dada pelo padre João de Deus e os demais sacerdotes que por ali passaram deixando suas marcas e contribuindo para educar o povo na fé.
A Assembleia foi concluída após o uso da palavra do Padre João de Deus e do Padre José Wilker, nomeado como o primeiro responsável pela Área Pastoral São João Batista em São João da Varjota.