Regional NE 4 divulga carta aberta da 15ª Romaria da Terra e da Água ao povo do Piauí

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 4 divulgou carta aberta da 15ª Romaria da Terra e da Água ao povo do Piauí. O evento, realizado em parceria com a Igreja Católica e o poder público, aconteceu nos dias 16 e 17 de julho, na cidade de Piripiri, e teve como tema ‘Terra e Água: Direitos sagrados’ e lema ‘Deus deu a terra aos seus filhos’ (Sl 115, 16).

O documento apresenta uma síntese da escuta dos clamores do povo, apresentados nos cinco seminários temáticos da romaria, sendo eles: ‘a vida na mira do desenvolvimento, projetos econômicos no Piauí’, ‘espaço sagrado – território pesqueiro tradicional’, ‘juventude, projeto de vida, ruralidades e mundo urbano’, ‘intolerância e cultura do ódio’ e ‘os desafios da questão fundiária urbana e rural’.

Confira no link abaixo a íntegra do documento.

CARTA DA 15ª ROMARIA DA TERRA E DA ÁGUA AO POVO DO PIAUÍ

As propostas aqui apresentadas, dadas pelos romeiros, exigem de todos nós atitude profética e corajosa para lutar e resistir, na defesa incondicional da vida. Por isso reafirmamos com o Santo Padre, o papa Francisco, o que disse em seu discurso aos participantes do encontro mundial dos movimentos populares em 2014, “não o digo só eu, mas está escrito no compêndio da Doutrina Social da Igreja. Por favor, continuai a lutar pela dignidade da família rural, pela água, pela vida e para que todos possam beneficiar dos frutos da terra”. Com esta certeza, convocamos todo o povo de Deus ao mesmo exercício em nossa caminhada de seguidores e seguidoras de Jesus Cristo, promotor da justiça e vida plena para todos, diz trecho da carta.

A carta é assinada pelas seguintes entidades: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB NE4, Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB NE4, Fórum Regional de Pastorais Sociais – NE4 e Coordenação Central da 15ª Romaria da Terra e da Água do Piauí.

FONTE: https://cnbbne4.org.br/

Posts Relacionados