Deus combaterá em seu favor

Compartilhe:

 

Nossa vida é uma luta e, não há como fugir do fronte de batalha.

Todos os dias, ao alvorecer, precisamos nos levantar dispostos a enfrentar a vida com tudo o que ela nos apresenta de desafio no trabalho, na família, na amizade, na fé, nas convicções pessoais, nos valores, nas decisões, nos compromissos… em tudo. Ninguém fará por nós! Não dá pra trocar de lugar! É impossível passar a vez! Ficar para depois é problema. As lutas da vida são para agora. E são necessárias.

Essa realidade de luta, na vida, não pode criar, em nós, uma ideia de solidão ou de isolamento. É verdade que a luta é de cada um, mas não estamos sozinhos na batalha da vida. Estamos ladeados por uma multidão de ‘soldados’ que, também lutam. Alguns iniciantes; outros na mesma fase que nós; outros avançados; outros desertores… mas todos soldados. Nem todos estão com o mesmo objetivo, com as mesmas armas, com as mesmas estratégias… mas, o campo é o mesmo: a vida.

Uma coisa, porém, é preciso dizer: se é necessário lutar não vamos querer fugir, vamos lutar e fazer essa luta valer a pena! Cada dia! Cada etapa! Mais que vitórias, vamos fazer essa luta trazer conquistas. Porque nem sempre uma vitória traz conquista. Nem sempre perder é, realmente, perder! Não é verdade?

Comecemos lutar a partir de dentro; do nosso interior. Isso mesmo! Lutar para vencer a nós mesmos. Porque o maior desafio das nossas lutas é remover os inúmeros obstáculos que levantamos cada dia: o medo, a inveja, o ódio, a violência, a vingança, o orgulho, a agressividade, a insegurança, a mania de grandeza, a falta de humildade, a autossuficiência, o egoísmo, a cobiça, a ilusão, a falta de espiritualidade…

Para as lutas da vida são imprescindíveis, como pressuposto, as lutas interiores. Por isso precisamos nos aliar a Deus. Certamente, indo à nossa frente, Deus combaterá em nosso favor.

Comecemos pedindo: livrai-me do mal! Porque, “O que nos resta dizer? “Se Deus está a nosso favor, quem estará contra nós? Ele não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós. Como não nos dará também todas as coisas junto com o seu Filho?” (Rm 8,31-32). Peça com confiança, Deus combaterá em seu favor!

Continue pedindo… livra-me, Senhor, da perda do sentido da vida! (Mt 6,25-34); da hipocrisia e do fingimento! (Mt 23,13-27); do materialismo! (Mt 6,19-25); da condenação da língua! (Eclo 28,13-26); da falta de oração e da incredulidade (Lc 18,1-8); da auto-estima baixa (Eclo 14,3-19); da falta de amor e respeito aos pais (Eclo 3,1-16); da falta de consciência dos próprios limites (Eclo 3,17-28); de buscar a morte (Sb 1,12-15); de desprezar a sabedoria (S 1,1-15); de perder a noção do tempo oportuno (Ecle 3,1-8); do medo (2Tm 6-14); da mesquinhez (2Cor 9,6-11); da falta de amor (1Cor 13, 1-8); da falta de fundamento para a fé 1Jo 4,7-16);  de envergonhar-me do evangelho (Rm 1,16-17); dos instintos egoístas (Rm 8,5-13); do espírito de divisão (1Cor 12,1-11); da perda dos verdadeiros valores (Rm 12,9-21); distorção da fé (1Cor 1,10-16); da imoralidade (1Cor 6,12-20); de não acreditar na ressurreição (1Cor 15,12-28); de permanecer na escravidão do pecado (Gl 5,1); de jogar fora a graça (Ef 2,1-10); de perder a imagem e semelhança de Jesus (Fl 2,6-11); das murmurações (Fl (2,14-18); de desprezar a Cruz e o sofrimento (Fl 3,18-21); de perder a vida nova (Cl 3,5-17); de não querer as coisas do alto (Cl 3,1-4); da preguiça (2Ts 3,6-12); de desprezar a Palavra (2Tm 3,14-17); de uma fé sem obras (Tg 2,14-26);

Siga na fé, na esperança e na caridade.

“Você, porém, fortifique-se sempre na graça que está em Jesus Cristo (…) Participe dos sofrimentos como bom soldado de Jesus Cristo” (2Tm 2,1-7).

Lute! Lute sem cessar e poderá dizer como São Paulo: “Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé. Agora só me resta a coroa da justiça que o Senhor, justo Juiz, me entregará naquele Dia; e não somente para mim, mas para todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação” (2Tm 4,7-8).

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts