Dom Edilson Nobre preside Missa Solene da Ressurreição do Senhor na Igreja Catedral

Nesta manhã de Domingo da Ressurreição, 01, centenas de fiéis participaram da procissão do Senhor Ressuscitado pelas ruas históricas de Oeiras, bem como da Missa Solene da Ressurreição, na Igreja Catedral. A procissão deixou a velha matriz às 08h30 e seguiu o trajeto tradicional. Dom Edilson Nobre participou da procissão e presidiu a santa missa que foi concelebrada pelos padres Possidônio Barbosa e José Francisco.

Ao som dos repiques dos sinos da Igreja catedral e com os acordes da banda Santa Cecília, a imagem do Senhor Ressuscitado percorreu as ruas históricas da cidade. A imagem utilizada na procissão é uma imagem de madeira policromada, século XIX, e faz parte do acervo do Museu de Arte Sacra de Oeiras. Após a missa, ficou exposta para a veneração dos fiéis.

Na homilia proferida por Dom Edilson, ele destacou a importância de cada cristão ser testemunha do Ressuscitado no mundo, com alegria para comunicar a boa notícia. Falou ainda da sua chegada em Oeiras ocorrida há precisamente um ano e dos investimentos necessários para formação dos padres, no tocante aos jovens seminaristas.

A páscoa para os cristãos celebra a ressurreição de Jesus, ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico e também a mais antiga e importante festa cristã. A data da Páscoa determina todas as demais datas das festas móveis cristãs, com exceção às relacionadas ao Advento. O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo e é precedido pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejuns, orações e penitências.

Ao término da Celebração Eucarística, os seminaristas da Diocese de Oeiras fizeram uma mensagem felicitando Dom Edilson por um ano de seu pastoreio na Diocese e agradecendo sua dedicação e empenho pelas vocações. A festa do Domingo da Ressurreição em Oeiras encerra o ciclo das festividades da Semana Santa mais tradicional do Piauí.