Pastoral Presbiteral da Diocese de Oeiras promove Curso de Formação Permanente do Clero

A Diocese de Oeiras, através da Pastoral Presbiteral, promoveu o Curso anual de Formação Permanente do Clero, nos dias 12 e 13 de setembro do ano em curso, na Casa de Encontro Frei Jordão. O tema trabalhado foi A Formação Litúrgica do Povo de Deus e contou com a brilhante assessoria do Pe. Ms. Raphael Silva Maciel, da Arquidiocese de Fortaleza e doutorando em Liturgia pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo de Roma. O assessor revisitou a Constituição sobre a Sagrada Liturgia, Sacrossanctum Concilium, primeiro documento aprovado pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, enfatizando sua importância para a vida litúrgica da Igreja nos dias atuais. O segundo momento do curso concentrou-se no estudo da Carta Apostólica DESIDERIO DESIDERAVI sobre a formação litúrgica do povo de Deus, do Papa Francisco. O Pe. Raphael destacou, a partir da Carta, o redescobrir, a cada dia, a beleza da verdade da Celebração cristã; o assombro (maravilhamento) diante do Mistério pascal: parte essencial da ação litúrgica; e o bom senso na arte de celebrar, que não pode ser improvisada, evitando a mera observância de rubricas, bem como a fantasiosa e selvagem criatividade sem regras. Por fim, fez-se o estudo da Instrução Geral da terceira edição típica do Missal Romano e Introdução ao Lecionário, visto que os novos textos atualizados do Missal e do Lecionário entram em vigor a partir do primeiro domingo do Advento deste ano. Por fim, Dom Edilson Nobre, bispo de Oeiras, e o Pe. Juvenal Soares, coordenador da Pastoral Presbiteral, encerraram o Curso com palavras de agradecimento aos padres presentes e, em especial, ao padre assessor, que desenvolveu os temas propostos com muita clareza e competência.