Pastoral da Comunicação realiza formação no setor 1 da Diocese de Oeiras

Realizou-se nesse sábado, 14 de março de 2020, no salão paroquial da paróquia  Nossa Senhora da Vitória, município de Oeiras, formação sobre a Pastoral da Comunicação, para membros da pascom e agentes de pastorais do Setor 1  da Diocese de Oeiras.

O setor 1 da Diocese de Oeiras é formado pelas paróquias Nossa Senhora da Vitória (Oeiras), Sagrada Família (Oeiras), Nossa Senhora do Rosário ( Oeiras), Santo Antonio ( Colônia) e Santo Inácio ( Santo Inácio).

O objetivo da formação é criar ou reanimar a PASCOM nas paróquias e áreas pastorais, como também fortalecer a integração desta pastoral com  as diversas pastorais. A assessoria ficou a cargo da equipe diocesana da PASCOM. No primeiro momento, refletiu-se sobre o processo de formação da PASCOM com base no Diretório de comunicação, documento 99 da CNBB, no capítulo 10, onde retrata que a ação  da PASCOM é alicerçada nos quatros eixos: formação, articulação, produção e espiritualidade, que sustentada nestes eixos deve incentivar   a reflexão e estimular ações no sentido comunicativo que conduzam a comunhão e a ação evangelizadora.

Em seguida, falou-se sobre produção de textos para as diversas mídias sociais, e ainda explanou-se sobre a fotografia na liturgia, onde destacou o respeito as espaço sagrado.

Para o bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson Nobre este é o “momento oportuno para formarmos em cada paróquia e Área Pastoral uma Pascom, um grupo de comunicação, para criar pontes entre nós, pois é preciso que tenhamos uma visão de todos enquanto diocese, não  apenas em suas paróquias; temos que dar maior visibilidades as atividades  que acontecem”, reforçou Dom Edilson.

ESCOLHER A MELHOR PARTE

Todos nós temos uma grande dificuldade de lidar com decisões, escolhas, opções, prioridades. Talvez porque, nem sempre, temos claro o que queremos. Sim!