Papa Francisco apresenta o tema do 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Compartilhe:

O tema se conecta com a reflexão proposta neste ano e a data será celebrada em 21 de maio de 2023.

Papa no encontro com os jornalistas no voo de retorno do Cazaquistão, em setembro de 2022 (Créditos: Vatican Media)

“Falar com o coração: Veritatem facientes in caritate (Ef 4,15)”. Este é o tema escolhido pelo Papa Francisco para a celebração do 57º Dia Mundial das Comunicações, em 21 de maio de 2023. A divulgação foi feita pela Sala de Imprensa da Santa Sé na manhã desta quinta-feira, 29, memória dos Santos Arcanjos, quando é tradicionalmente divulgado o tema. No texto divulgado pelo Vaticano, a citação bíblica de Efésios 4,15 aparece em latim. Pela tradução da Bíblia da CNBB, o versículo citado, em português, é “vivendo segundo a verdade, no amor”. Como nos anos anteriores, a versão final do tema é conhecida juntamente com a publicação da mensagem.

Segundo o comunicado, “o tema está idealmente ligado ao de 2022, “Ouvir com o ouvido do coração”, e quer fazer parte do caminho que levará toda a Igreja à celebração do Sínodo de outubro de 2023. Falar com o coração significa ” dar a razão da esperança que há em nós” (cf. 1 Pd 3, 14-17) e fazê-lo com mansidão, usando o dom da comunicação como ponte e não como muro. Num tempo marcado – mesmo na vida eclesial – por polarizações e debates exasperados que exacerbam as almas, somos convidados a ir contra a maré.”

Falar a verdade com misericórdia

Não devemos ter medo de afirmar a verdade, por vezes incômoda, que encontra o seu fundamento no Evangelho, mas não devemos separar este anúncio de um estilo de misericórdia, de participação sincera nas alegrias e sofrimentos do homem do nosso tempo, como ele nos ensina de maneira sublime o trecho evangélico que narra o diálogo entre o misterioso viajante e os discípulos de Emaús.

Comunicação para o desarmamento integral

Hoje, no contexto dramático de conflito global que vivemos, a emergência de uma comunicação não hostil é ainda mais necessária. Uma comunicação aberta ao diálogo com o outro, que favorece um “desarmamento integral”, que se esforça para desmantelar a “psicose de guerra” que espreita em nossos corações, como exortou profeticamente São João XXIII, há 60 anos na Pacem in Terris. É um esforço que é exigido de todos, mas em particular dos operadores de comunicação chamados a exercer a sua profissão como missão de construir um futuro mais justo, mais fraterno, mais humano.

A mensagem propriamente será divulgada em 24 de janeiro, memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts