Padre Rogério Santos é acolhido como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória

Compartilhe:

Realizou-se no dia 27 de janeiro de 2023, às 19 h, na Igreja Catedral,  durante a Celebração Eucarística, a posse canônica do Padre Rogério Nascimento Santos, como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, no município de Oeiras – Piauí, nesta diocese de Oeiras.

O acolhimento do Padre Rogério iniciou-se com uma breve concentração de fieis na residência episcopal, seguida de uma caminhada até a Igreja de Nossa Senhora da Vitória. Estando todos ao redor da porta da Catedral, realizou-se o primeiro rito da posse, quando Dom Edilson entregou ao  pároco eleito a  chave da Matriz.

A Celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Edilson Soares Nobre, concelebrada por uma representação do clero da diocese de Oeiras. Prestigiaram a cerimônia autoridades locais e um número significativo de fiéis vindos da comunidade local e das demais comunidades que integram a Paróquia, além das caravanas de paróquias adjacentes.

Após a saudação inicial feita pelo bispo diocesano, foi proferida a leitura da Provisão do novo Pároco. Em seguida, o Padre Rogério proferiu perante o bispo e a comunidade o Juramento de Fidelidade. A Celebração prosseguiu com o ato Penitencial e Liturgia da Palavra. Na sequência, o Padre Rogério, recebeu das mãos de Dom Edilson a Escritura Sagrada para ser proclamada.

Na homilia, Dom Edilson destacou alguns pontos que justificam a importância de uma paróquia no contexto sócio eclesial e a missão que compete ao sacerdote ao exercer a função de pároco como colaborador do bispo no múnus de ensinar, santificar e governar o povo de Deus assumindo a fisionomia do Cristo Bom Pastor.

Após a homilia, começou propriamente o rito de posse do novo Pároco, onde o Pe. Rogério fez a renovação das promessas sacerdotais, perante o bispo e a comunidade, pelo fato de estar assumindo um novo ofício em nome da Igreja; Em seguida, Dom Edilson Nobre conduziu o Padre Rogério ao Batistério no qual irá administrar o Sacramento do Batismo e, por Ele, muitos irão renascer e poderão, pela misericórdia de Deus, ingressar na Igreja, que é o seu povo de particular propriedade. Logo após, dirigiram-se ao Confessionário onde Jesus concede aos que estão oprimidos sob o peso dos seus pecados a graça de retornarem purificados no sangue redentor. Foi encaminhado até o sacrário onde fez um instante de silêncio e oração em prol dos fiéis a ele confiados, local de sempre adorar o Cristo lá presente.

Dando prosseguimento, o Padre Rogério fez a Profissão de Fé.  A celebração seguiu o rito normal. No final da celebração, foram feitas algumas saudações ao novo Pároco. Dirigiram-lhe a palavra o Sr. Fábio Medeiros representando o Conselho Pastoral Paroquial da Paróquia São Sebastião, no município de Tanque – Piauí e a Sra. Sânia Mary Mendes Mesquita Santos, membro do Conselho Pastoral Paroquial, representando a comunidade católica da paróquia Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras – Piauí. Por fim, o Padre Rogério fez uso da palavra destacando três pontos: primeiro, convidou a todos para olhar com gratidão o passado; segundo, nos convidou a viver com paixão o presente e o terceiro, a olhar para o futuro com os olhos de Cristo.

Antes da benção final foi feita a leitura da ata que foi assinada pelo bispo, o padre empossado, autoridades, membros do conselho pastoral e do conselho administrativo da Paróquia e demais pessoas representantes de comunidades.  Em seguida todos participaram de um jantar no Centro Diocesano de Pastoral.

Fotos: Claudio Fernandes

 

 

 

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

CORAGEM, EU VENCI O MUNDO!

  Procurando, na Bíblia, alguns textos para o artigo desta semana, senti um forte apelo do coração para escrever sobre a coragem. Sim! A coragem.