Padre Francisco Barbosa celebra Jubileu Sacerdotal na Paróquia Santo Inácio de Loyola

Há 25 anos, o Pe. Francisco Barbosa, carinhosamente chamado por todos de Pe. Barbosa , foi ordenado padre. A comemoração do Jubileu de Prata aconteceu neste dia 6 de agosto com uma Celebração Eucarística, realizada na Igreja Matriz, na Paróquia de Santo Inácio de Loyola, da Diocese de Oeiras às 19h, com transmissão pelo canal da Paróquia no YouTube.

Pe. Barbosa foi ordenado no dia 6 de Agosto de 1995, na paróquia São Francisco de Assis, Diocese de Picos. Desde os tempos dos estudos filosóficos e teológicos é Militante do Movimento Negro. Sempre envolvido com as causas sociais, pois assim entende a dinâmica do Reino de Deus – onde todos têm a sua dignidade respeitada.

Na reflexão, Pe. Barbosa agradeceu a todos que fizeram parte de sua caminhada sacerdotal: “Irmãos e irmãs quero dizer que nestes 25 anos eu sou muito agradecido a Igreja Católica, me emociono quando falo nisso pois na verdade desde a minha formação e todo esse tempo de sacerdócio sempre fui muito bem acolhido e bem tratado pelas autoridades eclesiásticas, principalmente nas horas que cai, como qualquer ser humano tem seus momentos de fraqueza. A Igreja ,ou seja, as autoridades eclesiásticas sempre me apoiaram. Algumas pessoas a gente conhece outras Deus nos apresenta e assim a gente vai caminhando e realizando a missão junto ao povo de Deus. Tenho consciência que, da minha parte não tenho merecimento algum. Tudo é Graça de Deus que, na sua infinita misericórdia, me chamou ao serviço do Reino e me permitiu chegar até aqui. Que Deus me dê a graça de permanecer fiel a esse chamado enquanto eu viver. Demos graças a Deus”. O Pe. Barbosa concluiu a sua reflexão com um poema de D. Hélder Câmara: “É uma graça começar bem. Graça maior é continuar no caminho certo. Mas a graça das graças é não desistir”.

Devido a situação de Pandemia que estamos vivendo no mundo, os grupos pastorais prepararam uma singela homenagem cheia de estima e consideração em comemoração ao Jubileu de Prata do do nosso Pároco nesta quinta-feira dia 6.

Texto: Cláudia Leal – correspondente da Paróquia Sto. Inácio de Loyola

Fotos : Carla Maria e Dalvani Gomes