O DESPONTAR DO ADVENTO

Compartilhe:

 

A Igreja Católica inicia neste final de semana o tempo chamado ADVENTO. Palavra latina, Adventus, que significa ‘chegada’; do verbo Advenire, que significa ‘chegar a’. O advento é o início do Novo Ano Litúrgico da Igreja (No calendário civil o ano novo é dia 1º de janeiro). O advento sempre antecede o Natal e se constitui num tempo bom; tempo de esperança; tempo de alegria; tempo de expectativa; tempo de anunciar Boa-notícia; tempo de experimentar, no arrependimento e na conversão, a realização da promessa de Salvação.

Toda a liturgia do advento nos faz reviver valores essenciais da fé, como a alegria da espera, a vigilante, a esperança, a pobreza e a conversão.

Revivendo a longa espera do povo de Israel pelo Messias, a Igreja se prepara para o encontro com Cristo, recordando o seu nascimento histórico: o Natal.  Não é uma espera ilusória, fantasiosa; Cristo vem, veio e virá.

São figuras fortes do advento O profeta Isaías, João Batista e São José com Cristo nos braços. As celebrações são bastante sóbreas: não se canta o glória, diminui-se os enfeites e os instrumentos musicais, cessam as palmas… que ficam reservada para a explosão de alegria do dia de Natal. A cor usada é o roxo, menos no terceiro domingo (chamado de “Gaudete” – alegrai-vos), que é rosa ou lilás. Neste domingo, também pode-se cantar o glória e enfeitar a Igreja. Os símbolos do advento também são muito ricos: coroa com quatro velas coloridas que são acesas a cada domingo; ramos verdes.

A experiência do Advento, como experiência cristã, deve contagiar todas as esferas de nossas vidas, para se cumprir o que disse o mestre: “eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Advento Social. Não é novidade as condições de desigualdade na vida social, em nosso pais. Não é novidade, também, que as causas e sintomas dessa desigualdade vão desde o empecilho de acesso a terra e a moradia até a supressão das garantias de saúde e previdência social, diga-se de passagem, a tão falada aposentadoria. Os que mais são atingidos pelas farpas das desigualdades, como sempre, são os pobres. É preciso um advento social.  Quebrar os muros, vencer os preconceitos, superar as castas, derrubar as desigualdades.  O povo ainda é gente!

Advento na Economia. A economia é uma rede de intrigas.  Ninguém consegue penetrar as suas malhas finas. Ninguém consegue entender as suas terminologias, conceitos e jargões. A economia brasileira parece sobreviver de números, seja para manter a ilusão da inexistência de inflação, seja para encobrir a depreciação do valor do nosso metal vil. É preciso um advento na economia! Pra derrubar os verdadeiros dragões que engolem o povo, seu mísero salário e sua esperança.

Advento na Política. A Política está repleta de profissionais….  e liberais.  E a grande vergonha nacional é que, o bem comum serve de justificativa para a enganação e a corrupção, para a opressão e o terror. É preciso um advento na política. Restabelecer a moral e a ética, libertar o bem comum, restabelecer a transparência de suas práticas, recuperar a seriedade e garantir justiça e paz.

Advento na Fé. A religião virou mercado e Deus mercadoria.  Nunca se viu tanta religião, tantos templos e tanta Bíblia espalhados entre nós.  Isso não significa o aumento da fé em Deus. Aumentou o comércio, aumentou o fanatismo, aumentou a intolerância, aumentaram as brigas, aumentaram os desentendimentos, aumentou a ignorância sob o rótulo de sabedoria. É preciso um advento na fé.  Desbancar os enganadores, restaurar a credibilidade da Palavra de Deus, libertar o homem das doutrinas e libertá-lo para Deus.

O advento de Jesus Cristo, como Filho do Deus vivo e como o sol nascente, coincide com a necessidade dos nossos vários adventos. Portanto, celebrar o advento cristão, hoje é reconhecer e celebrar o advento em nossa vida, até chegar nas dores individuais: no desemprego, na falta de terra, na falta de moradia, nas cadeias e presídios, na família, no comércio, no trânsito.

O Advento de Jesus é o nosso advento.

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

A AMIZADE DE DEUS

  Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, libertou em seguida os que lhe estavam submissos,

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts