Milhares de romeiros participam das cerimônias em honra ao Bom Jesus dos Passos

As cerimônias em honra ao Bom Jesus dos Passos tiveram início na Quinta-Feira da Fugida, 06 de abril, na cidade de Oeiras, a 227 km da capital Teresina. Os romeiros do Bom Jesus participaram da missa e Procissão da Fugida. A celebração aconteceu na Igreja Catedral, às 19h, presidida por Dom Edilson Nobre, bispo diocesano, concelebrada pelo Pe. Possidônio Barbosa, Administrador da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, Pe. José Francisco, Pe. João de Deus, Pe. Juvenal Pereira e Pe, Rogério Nascimento.

Após a santa missa, a imagem oitocentista do Bom Jesus, seguiu em procissão coberta por um dossel roxo, até a Igreja do Rosário, que simbolicamente representa o Monte das Oliveiras.

Logo nas primeiras horas da manhã da sexta-feira, 07, os romeiros participaram da missa do Bom Jesus, na Igreja do Rosário. A missa foi celebrada pelo Pe. João de Deus, pároco da Paróquia Sagrada Família, que tradicionalmente celebra esse momento de ação de graças com todos os romeiros do Bom Jesus. A celebração foi concelebrada pelo Pe. Benedito, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.

Ao meio dia da sexta-feira, os romeiros rezaram Ofício ao Bom Jesus na Igreja do Rosário, de onde por volta das 16h30, saíram em procissão acompanhando a imagem do Bom Jesus pelas ruas e becos históricos da cidade; chegando a Praça das Vitórias, onde aconteceu o Sermão do Encontro, no Paço Municipal, presidido por Dom Edilson Soares Nobre.

O bispo de Oeiras fez uma abordagem convidando os fieis a seguirem Jesus, destacando as dores de Nossa Senhora e citando o Papa Francisco, quando se referiu à cultura do encontro, na construção da fraternidade.

O ponto alto do sermão foi o encontro das imagens do Bom Jesus e de Nossa Senhora das Dores, um momento forte de comoção popular. Logo após, as imagens seguiram para os dois últimos passos em procissão, acompanhadas pelos devotos. Chegando à catedral, ficaram expostas para visitação, esmolas e agradecimentos finais dos romeiros, que entoando louvores prestaram sua última homenagem.

A personagem Verônica entoou em cada passo o canto de lamentação, levando os romeiros a adentrarem na mística da procissão. A jovem escolhida este ano para representar a Verônica, conhecida por Maria Beu, foi a cantora oeirense Joelma Borges que emocionou a todos.

Milhares de fieis participaram da Procissão do Bom Jesus dos Passos. Romeiros vindos de toda a diocese, das cidades vizinhas e outros estados marcaram presença. As festividades ao Bom Jesus acontecem há aproximadamente dois séculos e atraem uma multidão de romeiros, que pagando promessa e vestindo roxo, acompanham os passos do Bom Jesus. A Semana Santa de Oeiras é a mais tradicional do Piauí. Até o dia 16 de abril, muitas cerimônias, missas e procissões acontecem na Primeira Capital do Estado.