Início da Quaresma é marcado com a quarta-feira de Cinzas e Abertura da Campanha da Fraternidade 2023 na Catedral de Nossa Senhora da Vitória

Compartilhe:

Com o povo reunido na Catedral de Nossa Senhora da Vitória, antes da Santa Missa foi apresentada à comunidade a Campanha da Fraternidade 2023. Com a participação das pastorais, grupos e movimentos, foram inseridos os elementos icônicos, como o cartaz da CF, seu objetivos geral e os específicos, acompanhando-se de alimentos não perecíveis para serem ofertados às famílias carentes.

Este ano a Campanha tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai- lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edilson Nobre e concelebrada pelo Pe. José Francisco e o Diácono Nailson Silva.

Dom Edilson destacou que o tempo da quaresma nos faz mergulhar no mais profundo do nosso ser, para voltar o coração para Deus e assim avaliamos a nossa vida para enxergar o que é preciso corrigirmos de maneira a nos alinharmos à verdadeira vivência cristã. Enfatizou que a conversão é um constante processo e nesta experiência de contato com Deus, nos tornamos embaixadores de Cristo, assim nos convida São Paulo na segunda leitura.
O embaixador representa o líder que fala em nome de Deus e assume uma postura que se coloca a disposição do outro. Isso significa que devemos carregar dentro do coração a marca onde as pessoas ao olharem possam identificar Cristo. E que no Evangelho, Jesus nos chama a atenção para que a prática da justiça não seja só de aparência. E nos orienta a viver três práticas importantes para viver bem a quaresma e também fora dela: esmola, oração e jejum. Dessa forma a quaresma passa a ter sentido e nos ensina a fazer algo pelo próximo sem querer pensar em recompensas e privilégios.

Logo após a homilia, as Cinzas (que vêm da queima dos galhos no domingo de Ramos) foram abençoadas e distribuídas, fazendo uma cruz na fronte ou colocado na cabeça dos fiéis: “convertei- vos e crede no Evangelho”.

 

Por: Dalva Carvalho – correspondente da Paróquia Nossa Senhora da Vitória

Fotos: Fabiola

 

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

A ESPERANÇA NÃO DECEPCIONA

Esperança não é uma coisa tão fácil, por isso, precisa ser decidida, antes, no coração, como fonte, objetivo e meta. Esperar não é um ato