Fugida de Bom Jesus dos Passos

Compartilhe:

Chamamos de “Missa da fugida”, a missa de hoje. “Procissão da fugida” de Bom Jesus dos Passos. Mas o que é a fugida? Quem foge, foge de algo que amedronta. Fugiria da cruz, o Bom Jesus? Fugiria da morte? Fugiria da sua missão de salvar a humanidade? No final do evangelho de hoje, diz-se que quando pegaram em pedras para apedrejá-lo Jesus escondeu-se e saiu do meio deles. Mais adiante, quando Jesus falava de sua comunhão com o Pai e quiseram prendê-lo, Ele escapou das mãos deles. Jesus sabia que sua hora ainda não chegara, embora se aproximasse.

Jesus, na verdade foge para o Monte das Oliveiras, onde ora ao Pai em profunda comunhão e comoção. Ali, Ele vive na solidão e na tristeza, os últimos momentos antes de chegar a “sua hora”. Pede ao Pai que se possível afaste dele, aquele cálice. Porém que não se faça seu querer, mas o querer do Pai. (cf. Jo 26,39.42).

Jesus foge, mas volta para encontrar-se com as mulheres que choravam, com o Cireneu que lhe ajuda, com sua mãe, que chora e silencia, comigo, com você.

A vida é feita de encontros; e às vezes desencontros. No encontro Jesus diz aos judeus: “se alguém guarda a minha palavra jamais verá a morte”. Ele tem palavra de vida eterna. Ele é o Filho de Deus, é eterno como o pai “antes que Abraão existisse, eu sou”.

Jesus é maior do que todos: Abraão, Davi, Salomão, Moisés, João Batista. Enfim, é o filho de Deus feito Homem e Salvador de todos os que guardam a sua palavra.

Jesus não é um entre os grandes, é o Deus feito homem por amor! Entrando com humildade no mundo transforma-o em “casa de Deus”, fazendo parte de nossa história contingente e passageira torna-a história da salvação divina, tomando sobre si a natureza humana eleva-a à esfera divina. Ele é o maior dom que a humanidade pode receber. Vamos acolher este dom. Ele já veio ao nosso encontro e nos acolheu.

+ Juarez Sousa da Silva

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

QUEM SE CALA…

Todos nós temos responsabilidade no bem ou no mal do mundo.  Ninguém pode se considerar isento desta responsabilidade ou inocente em todas as situações. Com