Fiéis participam da Sexta-Feira Santa em Oeiras

Milhares de fiéis participaram das cerimônias da Sexta-Feira Santa em Oeiras. Às 08h da manhã os católicos estiveram na Igreja catedral para a confissão comunitária conduzida pelo Pe. Possidônio Barbosa, Administrador da Paróquia Nossa Senhora da Vitória. À tarde a celebração da Paixão do Senhor teve início às 17h, com liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz e Comunhão geral dos fiéis. Logo em seguida a multidão tomou todo o espaço da Praça das Vitórias para a cerimônia do Descimento da Cruz e procissão do Senhor Morto. O Sermão do Descimento da Cruz foi proferido por Dom Edilson Soares Nobre, bispo diocesano de Oeiras.

A Sexta-Feira Santa é também chamada de “Sexta-Feira da Paixão”, dia em que os cristãos relembram a crucificação de Cristo. Nesta data ocorrem diversos rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem algum tipo de penitência, como jejum, a abstinência de carne e qualquer ato que se refira ao prazer. Procissões e reconstituições da Via-Sacra são alguns dos rituais mais difundidos.

Em Oeiras essa tradição tem aproximadamente duzentos anos, momento celebrativo que atrai milhares de romeiros à Primeira Capital do Piauí. Pessoas vindas de diversas comunidades, das cidades vizinhas e de outros estados, bem como oeirenses ausentes que visitam a cidade nessa época do ano, pois simboliza o encontro de todos os oeirenses com suas tradições.

Durante o sermão do Descimento da Cruz, Dom Edilson Nobre pautou sua reflexão em cima das últimas palavras de Jesus, levando a assembleia presente na praça a uma profunda interiorização.

Encerrando o sermão, a imagem do Senhor Morto foi retirada do madeiro por homens da comunidade, representando José de Arimatéia e Nicodemos; colocada em um esquife e levada em procissão pelas ruas de Oeiras; num grande funeral ao som da banda Santa Cecília que executou as marchas fúnebres.